CUIDADOS PALIATIVOS: COMPETÊNCIAS E INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO
Abstract
Introdução: É crescente o número de pessoas que necessitam dos Cuidados Paliativos. Estes buscam proporcionar uma melhor qualidade de vida ao indivíduo que está sofrendo em decorrência do processo de adoecimento e a seus familiares. Este trabalho tem o objetivo de quantificar e discutir a produção científica a respeito da atuação do profissional de Psicologia em Cuidados Paliativos. Metodologia: A coleta de dados foi realizada nas bases Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo Brasil e Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePsic), por meio da pesquisa dos trabalhos publicados entre os anos de 2006 e 2016 a respeito da Psicologia em Cuidados Paliativos, utilizando os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DECS): “Psicologia” e “Cuidados Paliativos”. Na fase de seleção dos artigos foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos disponíveis nos sites citados, em língua portuguesa, disponíveis gratuitamente, que abordassem a temática escolhida. Resultados: A maioria dos artigos pesquisados é referente a pesquisas bibliográficas. Verificou-se que os conceitos sobre Cuidados Paliativos estavam relacionados a terminalidade e redução do sofrimento do paciente. Já em relação as práticas profissionais as mesmas basearam-se em atendimentos ao paciente e familiares, com a inserção do psicólogo em equipes multiprofissionais.Conclusão: Observou-se a carência de publicações sobre o tema, especialmente de estudos que averiguem os efeitos dos Cuidados Paliativos.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.