EFEITO ANTIOBESOGÊNICO DA PERESKIA GRANDIFOLIA EM RATOS ALIMENTADOS COM DIETA DE CAFETERIA

  • Martha Elisa Ferreira de Almeida Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Danyany Marilia Costa Dias Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • José Antonio de Souza Cruz Ramos Comarca de Rio Paranaíba, MG.

Resumo

Introdução: A obesidade é um grave problema de saúde pública, cuja prevenção e tratamento têm sido pautados na utilização de alimentos saudáveis, incluindo as cactáceas do gênero Pereskia. Objetivo: Avaliar o efeito antiobesogênico da ora-pro-nóbis (Pereskia grandifolia) em ratos wistar alimentados com dieta de cafeteria. Material e Métodos: Os animais (n = 12) foram mantidos durante 8 semanas com a dieta de cafeteria a base de leite condensado, biscoito recheado de morango e óleo de milho. Posteriormente, eles foram distribuídos e mantidos durante 4 semanas nos grupos C (dieta de cafeteria e recebimento semanal de 4 mL de água, via gavagem) e S (dieta de cafeteria e recebimento de 4 mL de suco da folha de ora-pro-nóbis, via gavagem). Avaliou-se o peso corporal e dos órgãos; o consumo alimentar; o peso das fezes e a Digestibilidade Aparente da dieta de cafeteria; os Índices de Massa Corporal (IMC), de Gordura Visceral (IGV) e Gordura Epididimal (IGE); e a quantidade de tecido adiposo (visceral e epididimal). Os dados foram comparados pelo Teste Mann-Whitney a significância de 5%. Resultados: Não houve diferença estatística quanto ao peso corporal, dos órgãos e das fezes; da Digestibilidade Aparente e do Índice de Gordura Visceral. O grupo S apresentou um menor consumo alimentar apenas na semana 2 e um menor IMC no final do experimento. Conclusão: O suco da folha de Pereskia grandifolia não reduziu o peso corporal dos animais, entretanto diminuiu a adiposidade.

Biografia do Autor

Martha Elisa Ferreira de Almeida, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Nutricionista. Doutora em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Danyany Marilia Costa Dias, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Nutricionista.
José Antonio de Souza Cruz Ramos, Comarca de Rio Paranaíba, MG.
Técnico em Vigilância Epidemiológica. Perito Ambiental da Comarca de Rio Paranaíba, MG.
Publicado
2019-06-24