Análise dos Fatores de Risco e Etiopatogenia do Acidente Vascular Cerebral na Gestação e Puerpério: uma revisão sistemática
Resumo
O acidente vascular cerebral (AVC) é definido pelo aparecimento súbito de sinais e/ou sintomas causados pela perda de uma função cerebral focal, dividido em acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) e acidente vascular hemorrágico (AVCh). A gravidez e o puerpério conferem um risco aumentado de AVCh e AVCi, sendo os principais fatores de risco a pré-eclâmpsia e eclampsia. Esse trabalho tem como objetivo de descrever os fatores de risco e a etiopatogenia do AVC na gestação e puerpério puerpério. Trata-se de uma revisão sistemática nas bases de dados: BVS / LILACS; PubMed; Science Direct, utilizando Acidente Vascular Cerebral, Gestação e Puerpério como descritores. Foram incluídos artigos originais em português, inglês e espanhol, realizados com seres humanos publicados de 2014 a 2019. Dos 569 artigos acessados, 13 foram avaliados para a elegibilidade. Após análise dos artigos, constatou que o AVC em gestantes e no puerpério é multifatorial, em que as gestantes podem ter complicações circulatórias. Alterações fisiológicas levam ao estado de hipercoagulabilidade, e as do tecido conjuntivo aumentam a distensibilidaade dos vasos, levando a ocorrência de AVCh. AVCh e AVCi. Quando ocorrem, conferem um grande risco de incapacidade e morte. A incidência é crescente, possivelmente, devido ao aumento de mulheres jovens hipertensas.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.