NIVEL DE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL E PRESSAO ARTERIAL DE PESSOAS IDOSAS PRATICANTES DE DANÇA: UMA REVISÃO SISTEMATICA DE LITERATURA
Resumo
O presente estudo apresenta uma discussão teórica à cerca do nível de atividade física habitual e o controle da pressão arterial em pessoas idosas praticantes de dança. Diante disso, o objetivo primário deste estudo foi analisar os resultados obtidos em pesquisas já realizadas sobre o Nível de Atividade Física Habitual (NAFH) e o controle da pressão arterial (PA) de idosos praticantes de dança. Trata-se, contudo, de um estudo bibliográfico de revisão sistemática, de cunho quanti-qualitativo e, ao que se refere aos objetivos é de natureza descritiva exploratória. Para a coleta de dados, utilizou-se de descritores e critérios de inclusão em conformidade com anos de publicação. No que se refere aos resultados obtidos, logo após a busca pelos artigos, foram encontrados 143 artigos, sendo que a após a primeira análise e adequação ao objetivo da revisão, foram excluídos 120 artigos por não abordarem os critérios de inclusão. Logo, foram selecionados 23 estudos avaliados como aceitáveis para a pesquisa. Dentre estes, foram excluídos 2 textos por duplicidade, ficando 17 estudos que serviram de apoio para a formulação da revisão sistemática. Conclui-se, que a dança enquanto atividade física e exercício aeróbico tem sido significativo para o controle da pressão arterial e do nível de atividade física habitual, além de promover a melhoria da saúde do idoso, facilitar a realização de atividades diárias, e melhorar o desenvolvimento da flexibilidade e coordenação motora.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.