PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS QUANTO A SUA AUTONOMIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

  • ROGÉRIO CARVALHO DE FIGUEREDO INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Alexandre Pereira Batista INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Beatriz Cavalcanti Cardoso INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Resumo

Introdução: O enfermeiro é profissional imprescindível na Atenção Primária em Saúde (APS), para o desenvolvimento e planejamento integral de suas ações em saúde. SUS em consonância com os objetivos da Estratégia Saúde da Família faz com que o perfil profissional do enfermeiro sofra modificações positivas, principalmente no que diz respeito a sua identidade. Objetivo: Caracterizar a percepção dos enfermeiros, frente a sua autonomia profissional na Atenção Primária em saúde no município de Paraíso do Tocantins - TO. Metodologia: pesquisa de campo descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, que seguiu os preceitos éticos da resolução CNS 466/12. O público da pesquisa foram enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado contendo (10) questões objetivas no modelo Likert. Resultados e discussão: De acordo com a abordagem dos resultados, foi possível identificar que os enfermeiros afirmam que não consideram sua autonomia integral na APS, de tal maneira que muitos deles relacionaram suas decisões as de outros profissionais, sendo que a credibilidade dos enfermeiros frente a população é considerada satisfatória, mesmo com a cultura biomédica. Os protocolos e legislações foram identificados como auxiliadores, mesmo limitando certas ações. Novas discussões sobre a autonomia do enfermeiro, além estratégias para sua expansão foram propostas pelos enfermeiros. Conclusão: A pesquisa conseguiu atingir seus objetivos e elucidar os pontos em relação a autonomia do enfermeiro, apresentando as discussões sobre o modelo biomédico que dificulta a autonomia e, percebendo o desejo dos profissionais em novas explanações científicas e de caráter prático.

 

Palavras-chave: Atenção Primária. Enfermeiro. Autonomia. Percepção.

Biografia do Autor

ROGÉRIO CARVALHO DE FIGUEREDO, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2015), Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal de Fluminense (2017), Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade ITOP (2013), graduado em Enfermagem pela Fundação UNIRG (2012). Tem experiência na área de Enfermagem Assistencial em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família. Atuou na Diretoria de Atenção Primária em Saúde do Estado do Tocantins como Gerente de Ciclos de Vida em 2016/1 a 2017/1, respondendo pelas áreas técnicas de saúde da criança, adolescente, mulher, homem, idoso e nutrição. Foi enfermeiro da área técnica de Atenção Integral à Saúde da Mulher 2015/2. Foi membro da Câmara Técnica do Comitê Estadual de Prevenção de Óbito Materno, Fetal e Infantil em 2015/2. Foi membro da equipe técnica de acompanhamento dos casos de microcefalia do Estado em 2016. É facilitador do projeto Linha do Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Violência. Coordena, organiza e desenvolve ações de formação continuada e permanente em saúde através de apoio, cooperações, treinamentos, consultorias, oficinas e web conferências. Na docência atua seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender. Na docência atuo seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender. Atualmente componho o colegiado dos cursos de graduação Enfermagem e Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí. Sou responsável por disciplinas teóricas em ambos os cursos e também supervisor de estágio do curso de enfermagem no âmbito da Atenção Primária em Saúde (Unidades Básicas de Saúde) e Assistência Hospitalar (Hospital Regional Público de Guaraí). Oriento grupos e projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos, e tenho alguns trabalhos já publicados, todos na área de Saúde Pública e Saúde Coletiva.
Alexandre Pereira Batista, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Acadêmico do curso de bacharel em Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí, Guaraí, Tocantins, Brasil.

Beatriz Cavalcanti Cardoso, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Acadêmica do curso de bacharel em Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí, Guaraí, Tocantins, Brasil.

Publicado
2020-04-02