PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS QUANTO A SUA AUTONOMIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

  • ROGÉRIO CARVALHO DE FIGUEREDO INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Alexandre Pereira Batista INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Beatriz Cavalcanti Cardoso INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Abstract

Introduction: Nurses are essential professionals in Primary Health Care (PHC), for the development and integral planning of their health actions. SUS in line with the objectives of the Family Health Strategy causes the professional profile of nurses to undergo positive changes, especially with regard to their identity. Objective: To characterize the nurses' perception regarding their professional autonomy in Primary Health Care in the city of Paraíso do Tocantins - TO. Methodology: descriptive field research, with a quantitative and qualitative approach, which followed the ethical precepts of resolution CNS 466/12. The research audience was nurses from the Family Health Strategy and the data were collected through a semi-structured questionnaire containing (10) objective questions in the Likert model. Results and discussion: According to the results approach, it was possible to identify that nurses say that they do not consider their full autonomy in PHC, in such a way that many of them related their decisions to those of other professionals, and the nurses' credibility in relation to population is considered satisfactory, even with the biomedical culture. Protocols and legislation were identified as assistants, even though they limited certain actions. New discussions on nurses' autonomy, as well as strategies for their expansion were proposed by nurses. Conclusion: The research managed to achieve its objectives and elucidate the points in relation to the nurse's autonomy, presenting the discussions about the biomedical model that makes autonomy difficult and, realizing the professionals' desire for new scientific and practical explanations.

 

Keywords: Primary Care. Nurse. Autonomy. Perception.

Author Biographies

ROGÉRIO CARVALHO DE FIGUEREDO, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2015), Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal de Fluminense (2017), Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade ITOP (2013), graduado em Enfermagem pela Fundação UNIRG (2012). Tem experiência na área de Enfermagem Assistencial em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família. Atuou na Diretoria de Atenção Primária em Saúde do Estado do Tocantins como Gerente de Ciclos de Vida em 2016/1 a 2017/1, respondendo pelas áreas técnicas de saúde da criança, adolescente, mulher, homem, idoso e nutrição. Foi enfermeiro da área técnica de Atenção Integral à Saúde da Mulher 2015/2. Foi membro da Câmara Técnica do Comitê Estadual de Prevenção de Óbito Materno, Fetal e Infantil em 2015/2. Foi membro da equipe técnica de acompanhamento dos casos de microcefalia do Estado em 2016. É facilitador do projeto Linha do Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Violência. Coordena, organiza e desenvolve ações de formação continuada e permanente em saúde através de apoio, cooperações, treinamentos, consultorias, oficinas e web conferências. Na docência atua seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender. Na docência atuo seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender. Atualmente componho o colegiado dos cursos de graduação Enfermagem e Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí. Sou responsável por disciplinas teóricas em ambos os cursos e também supervisor de estágio do curso de enfermagem no âmbito da Atenção Primária em Saúde (Unidades Básicas de Saúde) e Assistência Hospitalar (Hospital Regional Público de Guaraí). Oriento grupos e projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos, e tenho alguns trabalhos já publicados, todos na área de Saúde Pública e Saúde Coletiva.
Alexandre Pereira Batista, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Acadêmico do curso de bacharel em Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí, Guaraí, Tocantins, Brasil.

Beatriz Cavalcanti Cardoso, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Acadêmica do curso de bacharel em Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí, Guaraí, Tocantins, Brasil.

Published
2020-04-02