A importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de orofaringe: Estudo de caso
André Luiz Barbosa Santos, Jamil Elias Dib, Leonardo Begalles de Souza.
Resumo
O diagnóstico precoce é uma medida de prevenção secundária que proporciona melhoras nas chances de cura, garante maior sobrevida, aumenta a qualidade de vida e oferece terapias menos mutiladoras em relação a muitos tipos de câncer, dentre eles, o carcinoma espinocelular (CEC). O objetivo do artigo foi estudar o caso de um tumor diagnosticado precocemente como CEC, localizado na região de palato mole, na clínica de odontologia da Universidade Regional de Gurupi - UNIRG, no ano de 2018. A metodologia utilizada foi através de um estudo transversal, fundamentado na análise retrospectiva documental do prontuário do paciente. Diante dos procedimentos realizados, a biópsia excisional teve a sua indicação precisa em se tratando do tamanho do tumor e o laudo inserido do discorrer do caso clínico confirmou que as margens de segurança tanto laterais quanto em profundidades estavam livres de infiltração. Com isso, foi possível mostrar que o diagnóstico precoce proporcionou melhor forma de tratamento para o paciente e que o resultado obtido até o presente momento melhorou a qualidade de vida do mesmo. O tratamento pôde ser efetuado perante uma terapia menos agressiva e que isso poderá repercutir em sua sobrevida global.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.