O pré-natal de mulheres atendidas no serviço público e particular de saúde no interior do Tocantins: principais características

Jaqueline Rodrigues da Silva, Thalita Martins Barros, Rogério Carvalho de Figueredo, Leidiany Souza Silva,

Resumo

Objetivo: descrever o pré-natal de mulheres atendidas no serviço público e particular de saúde em um município do interior do Tocantins – Brasil. Método: estudo descritivo de abordagem quanti-qualitativa. Participaram da pesquisa 20 mulheres que realizaram o pré-natal em até um ano, sendo 10 do serviço público e 10 do serviço particular. A coleta de dados ocorreu em dezembro de 2019, a partir da aplicação de um questionário. Resultados e Discussão: foram encontradas diversas fragilidades, sendo que apenas 30% das mulheres atendidas no serviço público consideraram o atendimento como sempre adequado e 80% possuem a mesma percepção do serviço particular. Na realização de orientações, exames, procedimentos e intervenções necessárias durante um pré-natal, o serviço público apresenta-se mais próximo de sua integralidade. Conclusão: as principais fragilidades estão relacionadas ao acolhimento/vínculo da gestante ao profissional de saúde; as orientações à gestante e procedimentos básicos preconizados pelos principais protocolos e políticas de saúde.

Biografia do Autor

Jaqueline Rodrigues da Silva, Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí

Acadêmica do curso de Bacharel em Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí.

Thalita Martins Barros, Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí

Acadêmica do curso de Bacharel em Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí 

Rogério Carvalho de Figueiredo, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2015), Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal de Fluminense (2017), Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade ITOP (2013), graduado em Enfermagem pela Fundação UNIRG (2012). Tem experiência na área de Enfermagem Assistencial em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família. Atuou na Diretoria de Atenção Primária em Saúde do Estado do Tocantins como Gerente de Ciclos de Vida em 2016/1 a 2017/1, respondendo pelas áreas técnicas de saúde da criança, adolescente, mulher, homem, idoso e nutrição. Foi enfermeiro da área técnica de Atenção Integral à Saúde da Mulher 2015/2. Foi membro da Câmara Técnica do Comitê Estadual de Prevenção de Óbito Materno, Fetal e Infantil em 2015/2. Foi membro da equipe técnica de acompanhamento dos casos de microcefalia do Estado em 2016. É facilitador do projeto Linha do Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Violência. Coordena, organiza e desenvolve ações de formação continuada e permanente em saúde através de apoio, cooperações, treinamentos, consultorias, oficinas e web conferências. Na docência atua seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender. Na docência atuo seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender. Atualmente componho o colegiado dos cursos de graduação Enfermagem e Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí. Sou responsável por disciplinas teóricas em ambos os cursos e também supervisor de estágio do curso de enfermagem no âmbito da Atenção Primária em Saúde (Unidades Básicas de Saúde) e Assistência Hospitalar (Hospital Regional Público de Guaraí). Oriento grupos e projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos, e tenho alguns trabalhos já publicados, todos na área de Saúde Pública e Saúde Coletiva.

Leidiany Souza Silva, Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí

Mestra em Promoção da Saúde. Especialista em Saúde Pública com ênsase em Saúde Coletiva e da Família. Professora do curso de Bacharel em Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí.

Publicado
2021-06-07