O pré-natal de mulheres atendidas no serviço público e particular de saúde no interior do Tocantins: principais características
Jaqueline Rodrigues da Silva, Thalita Martins Barros, Rogério Carvalho de Figueredo, Leidiany Souza Silva,
Resumen
Objetivo: descrever o pré-natal de mulheres atendidas no serviço público e particular de saúde em um município do interior do Tocantins – Brasil. Método: estudo descritivo de abordagem quanti-qualitativa. Participaram da pesquisa 20 mulheres que realizaram o pré-natal em até um ano, sendo 10 do serviço público e 10 do serviço particular. A coleta de dados ocorreu em dezembro de 2019, a partir da aplicação de um questionário. Resultados e Discussão: foram encontradas diversas fragilidades, sendo que apenas 30% das mulheres atendidas no serviço público consideraram o atendimento como sempre adequado e 80% possuem a mesma percepção do serviço particular. Na realização de orientações, exames, procedimentos e intervenções necessárias durante um pré-natal, o serviço público apresenta-se mais próximo de sua integralidade. Conclusão: as principais fragilidades estão relacionadas ao acolhimento/vínculo da gestante ao profissional de saúde; as orientações à gestante e procedimentos básicos preconizados pelos principais protocolos e políticas de saúde.
Derechos de autor 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.