Distribuição Espacial da Tuberculose e sua Relação com Políticas Públicas da Atenção Básica na Mesorregião do Nordeste Paraense-PA/Brasil no período de 2015 a 2019

Resumo

A tuberculose é considerada um grave problema de saúde pública. Este trabalho procurou analisar a distribuição espacial da tuberculose e sua relação com políticas públicas de atenção primária à saúde, na mesorregião do nordeste paraense, no período de 2015 a 2019. Trata-se de um estudo do tipo ecológico, descritivo e transversal que utilizou dados disponíveis em plataformas digitais. Foram confeccionados mapas coropléticos para visualizar a distribuição da doença na região, onde foram utilizadas técnicas de geoprocessamento. As análises de significância estatística foram realizadas com o teste de qui-quadrado: proporções esperadas iguais. O perfil epidemiológico mais acometido foi o de indivíduos do sexo masculino, entre 20 a 59 anos, de cor parda e com escolaridade até o ensino fundamental. Foi observado uma distribuição espacial não homogênea da doença entres os 49 municípios pertencentes a região, estando relacionada com a quantidade de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quanto a cobertura vacinal, foi observado que grande parte dos municípios pertencentes a essa região estão abaixo da meta nacional de imunização pela BCG. Ademais, tais dados proporcionam melhor compressão da distribuição espacial da tuberculose na região sendo importante para a construção dos cenários epidemiológicos e de políticas públicas de saúde, na área de estudo.

Palavras-chave: Tuberculose. Epidemiologia. Geoprocessamento.

Biografia do Autor

Adriana Veiga da Conceição Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Acadêmica de medicina

Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Luiz Carlos Sousa de Castro, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Acadêmico de medicina.

Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Juan Andrade Guedes , Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor.

Laboratório de Epidemiologia e Geoprocessamento da Amazônia (EPIGEO/UEPA), Belém, Pará, Brasil- mestre em saúde, ambiente e sociedade na Amazônia.

Rafael Aleixo Coelho de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Engenheiro ambiental.

Laboratório de Epidemiologia e Geoprocessamento da Amazônia da Universidade do Estado do Pará/EPIGEO/UEPA, mestre em saúde, ambiente e sociedade na Amazônia.

Claudia do Socorro Carvalho Miranda, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Bióloga / Biomédica.

Laboratório de Epidemiologia e Geoprocessamento da Amazônia (EPIGEO/UEPA), doutora em biologia parasitária na Amazônia (PPGBPA/UEPA).

Alan Luz Tembra, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Acadêmico de medicina.

Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Matheus Marinho Rios, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Acadêmico de medicina.

Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Nelson Veiga Gonçalves, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Docente, Epidemiologista.

Universidade Federal Rural da Amazônia, Instituto Ciberespacial, Belém, Pará, Brasil/ Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Saúde Comunitária, Laboratório de Epidemiologia e Geoprocessamento da Amazônia (EPIGEO/UEPA), Belém, Pará, Brasil.

Publicado
2021-06-07