Distribuição Espacial da Tuberculose e sua Relação com Políticas Públicas da Atenção Básica na Mesorregião do Nordeste Paraense-PA/Brasil no período de 2015 a 2019
Resumo
A tuberculose é considerada um grave problema de saúde pública. Este trabalho procurou analisar a distribuição espacial da tuberculose e sua relação com políticas públicas de atenção primária à saúde, na mesorregião do nordeste paraense, no período de 2015 a 2019. Trata-se de um estudo do tipo ecológico, descritivo e transversal que utilizou dados disponíveis em plataformas digitais. Foram confeccionados mapas coropléticos para visualizar a distribuição da doença na região, onde foram utilizadas técnicas de geoprocessamento. As análises de significância estatística foram realizadas com o teste de qui-quadrado: proporções esperadas iguais. O perfil epidemiológico mais acometido foi o de indivíduos do sexo masculino, entre 20 a 59 anos, de cor parda e com escolaridade até o ensino fundamental. Foi observado uma distribuição espacial não homogênea da doença entres os 49 municípios pertencentes a região, estando relacionada com a quantidade de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quanto a cobertura vacinal, foi observado que grande parte dos municípios pertencentes a essa região estão abaixo da meta nacional de imunização pela BCG. Ademais, tais dados proporcionam melhor compressão da distribuição espacial da tuberculose na região sendo importante para a construção dos cenários epidemiológicos e de políticas públicas de saúde, na área de estudo.
Palavras-chave: Tuberculose. Epidemiologia. Geoprocessamento.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.