DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM CIRURGIÕES-DENTISTAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (RELATED MUSCULOSKELETAL DISORDERS WORK DENTISTS: A REVIEW OF LITERATURE)

  • Dario Silva da Silva Júnior Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário Unirg. Graduado em Odontologia. Especialista em Endodontia e Odontologia do Trabalho.
  • Juliana Lemos Schneid Graduada em Enfermagem e Obstetrícia. Especialista em Saúde Pública pela UNB - DF.
  • Dario Silva da Silva Acadêmico do Curso de Medicina das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central – DF. Graduado em Odontologia. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
  • Alexandre Castro Gonçalves Acadêmico do Curso de Medicina das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central – DF. Graduado em Odontologia. Especialista e Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
  • Rodrigo Disconzi Nunes Fisioterapêuta. Mestre em Ciências da Saúde. Professor adjunto de Centro Universitário Unirg.

Resumo

Na prática odontológica, o Cirurgião-Dentista está susceptível a contaminação por agentes biológicos, radiação, agentes alergênicos, além de problemas ergonômicos relacionados com hábitos, postura inadequadas, excessiva jornada de trabalho ou repetição de um mesmo padrão de movimento. O exercício da Odontologia exige movimentos altamente repetitivos, sem uma maior movimentação, exigindo sempre a contração dos mesmos grupos musculares e a utilização das mesmas posturas, possibilitando dessa forma uma intensa sobrecarga física. O objetivo deste trabalho foi revisar através de uma busca não exaustiva na literatura científica as causas dos principais Distúrbios Osteomusculares Relacionados à Odontologia e sua prevenção através de exercícios. A ginástica laboral, associada à ergonomia, vem se mostrando útil para controlar os sintomas dolorosos dos trabalhadores mais susceptíveis ao desenvolvimento dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Dessa forma, a inserção de exercícios laborais, na rotina do Cirurgião-Dentista, promove maior flexibilidade nas articulações de punhos, mãos e dedos, de modo a diminuir a sintomatologia dolorosa nessas regiões.

Biografia do Autor

Dario Silva da Silva Júnior, Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário Unirg. Graduado em Odontologia. Especialista em Endodontia e Odontologia do Trabalho.
Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário Unirg.
Publicado
2013-04-04
Seção
Artigos