DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM CIRURGIÕES-DENTISTAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (RELATED MUSCULOSKELETAL DISORDERS WORK DENTISTS: A REVIEW OF LITERATURE)
Abstract
Na prática odontológica, o Cirurgião-Dentista está susceptível a contaminação por agentes biológicos, radiação, agentes alergênicos, além de problemas ergonômicos relacionados com hábitos, postura inadequadas, excessiva jornada de trabalho ou repetição de um mesmo padrão de movimento. O exercício da Odontologia exige movimentos altamente repetitivos, sem uma maior movimentação, exigindo sempre a contração dos mesmos grupos musculares e a utilização das mesmas posturas, possibilitando dessa forma uma intensa sobrecarga física. O objetivo deste trabalho foi revisar através de uma busca não exaustiva na literatura científica as causas dos principais Distúrbios Osteomusculares Relacionados à Odontologia e sua prevenção através de exercícios. A ginástica laboral, associada à ergonomia, vem se mostrando útil para controlar os sintomas dolorosos dos trabalhadores mais susceptíveis ao desenvolvimento dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Dessa forma, a inserção de exercícios laborais, na rotina do Cirurgião-Dentista, promove maior flexibilidade nas articulações de punhos, mãos e dedos, de modo a diminuir a sintomatologia dolorosa nessas regiões.
- Figura 1 - Flexão palmar. (Português (Brasil))
- Figura 2 - Dorsiflexão. (Português (Brasil))
- Figura 3 – Abertura máxima dos dedos. (Português (Brasil))
- Figura 4 – Compressão das mãos pelas polpas digitais. (Português (Brasil))
- Figura 5 – Compressão da bolinha com todos os dedos. (Português (Brasil))
- Figura 6: Elásticos para trabalhar a musculatura extensora. (Português (Brasil))
- Figura 7 – Movimento giratório das mãos com os punhos cerrados. (Português (Brasil))
- Figura 8 – Abertura e fechamento das mãos. (Português (Brasil))
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.