Síndrome de Burnout: Incidência em docentes Universitários no interior do Estado do Tocantins
Caroline Severo de Jesus, Raquel Maria Cassimiro dos Santos, Adriana Keila Dias, Giullia Bianca Ferraciolli do Couto, Reobbe Aguiar Pereira, Glaucya Wanderley Santos Markus.
Resumo
A docência é uma profissão estressante que pode acarretar a Síndrome de Burnout (SB) que é caracterizada pela exaustão emocional e consequentemente física, trazendo diversos prejuízos para o docente em âmbito pessoal e profissional. Assim, o estudo em questão tem por objetivo, mensurar a incidência de casos da Síndrome de Burnout, de uma Instituição de Ensino Superior Privada no interior do Estado do Tocantins. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com análise quali-quantitativa. Com participação voluntária de 23 professores do Instituto Educacional Santa Catarina/ Faculdade Guaraí- IESC/FAG. A amostra foi constituída por 66% de professores do sexo feminino e 34% do sexo masculino, com idade variando entre 22 e 60 anos. A maior parte dos participantes que correspondem a 57% (13), obtiveram pontuação entre 61 a 80 que de acordo com os parâmetros do instrumento utilizado para a pesquisa é o momento em que a SB começa a se instalar fazendo-se necessário a busca de ajuda profissional para prevenir o agravamento dos sintomas. O estudo demonstrou que a prevalência da Síndrome de Burnout nos docentes é relativamente alta, sendo fundamental a execução de atividades preventivas e ações de intervenção e promoção da saúde.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.