Doenças dermatológicas em populações rurais do Brasil: Uma Revisão Integrativa.
Airton Silva da Costa, Wendell Silveira de Souza, Amanda Cristina da Silva Souza, Bruno Pinho Mineiro Gonçalves , Maria Helena Ribeiro De Checchi.
Resumo
O sistema tegumentar é o maior órgão corporal e cu
Airton Silva da Costa, Wendell Silveira de Souza, Amanda Cristina da Silva Souza, Bruno Pinho Mineiro Gonçalves , Maria Helena Ribeiro De Checchi.
mpre papel essencial à homeostase constituindo-se como uma das principais barreiras contra patógenos. Em populações rurais brasileiras, além das adversidades socioeconômicas, somam-se as precárias condições de assistência e acesso aos serviços de saúde, o que pode ser determinante no perfil clínico e sociodemográfico de acometimento tegumentar. Este estudo teve como objetivo realizar revisão integrativa de literatura baseada na pergunta norteadora “Qual o estado da arte sobre doenças dermatológicas em populações rurais no Brasil?”. Foi realizada busca bibliográfica de artigos publicados entre os anos de 2011 a 2021 nas bases de dados na National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e no portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando-se os descritores da seguinte forma: doenças dermatológicas AND populações rurais AND Brasil. Foram encontrados 202 artigos, dos quais 156 constavam no PubMed, 1 na base Scielo e 45 na BVS. Foram retirados 8 artigos por estarem duplicados, assim totalizando 194 artigos para leitura de título. Após a leitura de título, restaram 30 artigos para a leitura de seus resumos, que somada aos critérios de exclusão e inclusão resultou em 5 trabalhos para compor o instrumento de categorização de estudos desta revisão integrativa. Evidenciou-se uma notável escassez de informações sobre o acometimento dermatológico em populações rurais brasileiras. Ademais, variáveis socioeconômicas e desigualdade no acesso a serviços de saúde podem ser determinantes para o desenvolvimento de doenças cutâneas nessas populações.
Palavras-chave: Brasil. Doenças dermatológicas. Populações rurais.
Copyright (c) 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.