A prevalência de deficiência de vitamina B12 em indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo 2 em uso de metformina no ambulatório de endocrinologia de um referido hospital em Belém/PA

Gisely Mouta de Andrade Paes, Ebenezaide Nascimento Perdigão, Rudival Faial de Moraes Junior.

  • Gisely Mouta de Andrade Paes HOSPITAL DAS CLÍNICAS GASPAR VIANNA
  • Ebenezaide Nascimento Perdigão
  • Rudival Faial de Moraes Junior

Resumo

Introdução: No Brasil cerca de 13 milhões de pessoas têm o diagnóstico de diabetes mellitus (DM). A deficiência de vitamina B12 pode causar doenças neurológicas, degeneração subaguda combinada na medula espinal, disfunção cognitiva, além de doenças hematológicas. Há relação da redução da vitamina B12 e o uso da metformina Objetivo: analisar a prevalência de baixas concentrações séricas de vitamina B12 em pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 usuários de metformina, em acompanhamento no ambulatório de endocrinologia.  Métodos: estudo do tipo transversal descritivo retrospectivo a partir de dados obtidos por meio dos prontuários de pacientes atendidos no ambulatório de endocrinologia entre outubro de 2019 a outubro de 2020 com pelo menos uma dosagem de vitamina B12 nos últimos 10 anos de seguimento. Resultados: Foram analisados um total de 61 prontuários, 38 (62%) mulheres e 23 (38%) homens, com idades variando de 43 a 86 anos. Dentre as comorbidades associadas, 78,69% dos pacientes apresentaram o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica. Na amostra estudada, 9,84% dos pacientes apresentaram deficiência de vitamina B12 com valor sérico menor que 200 pg/mL, enquanto que 18,03% constaram possível deficiência demonstrando valores entre 200-300pg/mL e 72,13% apresentaram suficiência desta vitamina com valores acima de 300pg/mL. Conclusão: Há discordância ainda entres os valores para diagnóstico desta condição de deficiência de vitamina B12, contudo aproximadamente 30% dos pacientes apresentaram valores <300pg/mL ratificando importância da dosagem desta vitamina nos pacientes diabéticos em uso de metformina.

Biografia do Autor

Gisely Mouta de Andrade Paes, HOSPITAL DAS CLÍNICAS GASPAR VIANNA

Graduada em medicina pelo Centro universitário do estado do pará. Especialista em clínica médica pelo hospital das clínicas gaspar vianna – belém/pará. Residente em endocrinologia pelo hospital universitário João de Barros Barreto Belém/Pará

Ebenezaide Nascimento Perdigão

Graduada em medicina pela Universidade federal do Pará. Especialista em clínica médica pelo Hospital das clínicas Gaspar Vianna – Belém Pará.

Rudival Faial de Moraes Junior

Graduado em medicina pela  Universidade Federal do Pará. Especialista em endocrinologia e metabologia pela AMB/SBEM. Mestrado profissional em mestrado profissional em gestão e serviços de saúde da Amazônia. Fundação santa casa de misericórdia do Pará, FSCMP, Brasil.

Publicado
2022-03-15