A prevalência de deficiência de vitamina B12 em indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo 2 em uso de metformina no ambulatório de endocrinologia de um referido hospital em Belém/PA

Gisely Mouta de Andrade Paes, Ebenezaide Nascimento Perdigão, Rudival Faial de Moraes Junior.

  • Gisely Mouta de Andrade Paes HOSPITAL DAS CLÍNICAS GASPAR VIANNA
  • Ebenezaide Nascimento Perdigão
  • Rudival Faial de Moraes Junior

Resumen

Introdução: No Brasil cerca de 13 milhões de pessoas têm o diagnóstico de diabetes mellitus (DM). A deficiência de vitamina B12 pode causar doenças neurológicas, degeneração subaguda combinada na medula espinal, disfunção cognitiva, além de doenças hematológicas. Há relação da redução da vitamina B12 e o uso da metformina Objetivo: analisar a prevalência de baixas concentrações séricas de vitamina B12 em pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 usuários de metformina, em acompanhamento no ambulatório de endocrinologia.  Métodos: estudo do tipo transversal descritivo retrospectivo a partir de dados obtidos por meio dos prontuários de pacientes atendidos no ambulatório de endocrinologia entre outubro de 2019 a outubro de 2020 com pelo menos uma dosagem de vitamina B12 nos últimos 10 anos de seguimento. Resultados: Foram analisados um total de 61 prontuários, 38 (62%) mulheres e 23 (38%) homens, com idades variando de 43 a 86 anos. Dentre as comorbidades associadas, 78,69% dos pacientes apresentaram o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica. Na amostra estudada, 9,84% dos pacientes apresentaram deficiência de vitamina B12 com valor sérico menor que 200 pg/mL, enquanto que 18,03% constaram possível deficiência demonstrando valores entre 200-300pg/mL e 72,13% apresentaram suficiência desta vitamina com valores acima de 300pg/mL. Conclusão: Há discordância ainda entres os valores para diagnóstico desta condição de deficiência de vitamina B12, contudo aproximadamente 30% dos pacientes apresentaram valores <300pg/mL ratificando importância da dosagem desta vitamina nos pacientes diabéticos em uso de metformina.

Biografía del autor/a

Gisely Mouta de Andrade Paes, HOSPITAL DAS CLÍNICAS GASPAR VIANNA

Graduada em medicina pelo Centro universitário do estado do pará. Especialista em clínica médica pelo hospital das clínicas gaspar vianna – belém/pará. Residente em endocrinologia pelo hospital universitário João de Barros Barreto Belém/Pará

Ebenezaide Nascimento Perdigão

Graduada em medicina pela Universidade federal do Pará. Especialista em clínica médica pelo Hospital das clínicas Gaspar Vianna – Belém Pará.

Rudival Faial de Moraes Junior

Graduado em medicina pela  Universidade Federal do Pará. Especialista em endocrinologia e metabologia pela AMB/SBEM. Mestrado profissional em mestrado profissional em gestão e serviços de saúde da Amazônia. Fundação santa casa de misericórdia do Pará, FSCMP, Brasil.

Publicado
2022-03-15