Prevalência de casos de candidíase vulvovaginal no Amazonas, Brasil

Adriana Sotero-Martins, Vivien M. J. D. Antony Van Roy, Hugo Valério Corrêa de Oliveira, Ormezinda C. Cristo Fernandes, Amanda Sotero Martins, Elvira Carvajal.

Resumo

A candidíase vulvovaginal (CVV) é causada pelo crescimento anormal de leveduras na mucosa genital feminina. O objetivo do trabalho foi analisar a prevalência da CVV na cidade de Manaus, associação com fatores pre-exposição e a resistência a antifúngicos. O estudo foi realizado na rede pública de saúde, com participação de 1.226 mulheres na faixa etária de 13 a 84 anos. As leveduras foram isoladas e identificadas pelo teste comercial Candifast. Os pacientes sintomáticos com CVV foram agrupados em sintomáticos com um episódio no ano (SVVC) e sintomáticos com CVV recorrente (RVVC), sendo as que apresentaram dois ou mais episódios no ano. O isolamento das leveduras ocorreu em 231 mulheres (18,86%). A resistência mista foi observada nos isolados de 39% das pacientes. O grupo RVVC (21,6%) apresentou maior porcentagem de teste positivo para Candida spp. do que o grupo sintomático não recorrente (13%). A prevalência de não-albicans spp. demonstrou a importância de identificar a Candida spp. presente nas pacientes infectadas.

Biografia do Autor

Adriana Sotero-Martins, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública

Researcher of Oswaldo Cruz Foundation - ENSP

Vivien Marilyn Jean D´Amorim Antony Van Roy , Instituto Leônidas e Maria Deane, Fundação Oswaldo Cruz, Manaus, Amazonas, Brasil.

Senior Fellow of Oswaldo Cruz Foundation in the Amazon - ILMD

Hugo Valério Corrêa de Oliveira , Escola Superior de Ciências da Saúde, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

Post-graduate student at the Federal University of Amazonas (UFAM), Associate Professor of State University of Amazonas (UEA)

Ormezinda Celeste Cristo Fernandes , Instituto Leônidas e Maria Deane, Fundação Oswaldo Cruz, Manaus, Amazonas, Brasil.

Researcher of Oswaldo Cruz Foundation - ILMD

Amanda Sotero Martins, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Biology Student at the Rio de Janeiro State University - UERJ

Elvira Carvajal, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Researcher and Professor at the Rio de Janeiro State University - UERJ

Publicado
2022-03-15