Gestação em adolescentes vítimas de violência sexual e complicações obstétricas e perinatais.

Gabriela Caroline Lobato Pontes, Érika de Oliveira Santos, Patrícia Pereira Carvalho, Luiz Felipe Santa Rosa Leão, Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza.

Resumo

O abuso sexual é considerado um problema de saúde pública, ocorrendo em qualquer situação de contato sexual não voluntário, com ou sem penetração ou toque, que ocorra por força física, coerção ou incapacidade de consentimento. Este trabalho buscou realizar um estudo sobre o perfil clínico-epidemiológico em adolescentes vítimas de violência sexual que cursaram com gestação. As informações para este trabalho foram obtidas através da análise de prontuários em um serviço voltado para vítimas de violência sexual. Houve gestação em 96 das pacientes, sendo a maioria procedente do interior do estado. A maior parte dos abusos foi cometida de forma aguda e pelo companheiro da vítima. Na maioria dos casos houve consentimento pelas vítimas. As principais complicações maternas apresentadas foram pré-eclâmpsia, eclampsia e abortamento, ocorrendo este último de forma legal em alguns casos. Não houve óbitos maternos. Dentre as intercorrências neonatais, houve prematuridade, baixo peso ao nascer, infecção neonatal, malformação, bem como internação em unidade de cuidados intermediários e intensivos. Dois recém-nascidos cursaram com óbito. Portanto, esta pesquisa apresentou as características das vítimas adolescentes de violência sexual que evoluíram para gestação, bem como as intercorrências apresentadas por elas e pelos recém-nascidos quando estes nasceram no hospital em que a pesquisa foi realizada.

 

Palavras-chave: Gravidez na adolescência; Delitos sexuais; Complicações na Gravidez; Pediatria

Biografia do Autor

Gabriela Caroline Lobato Pontes, Universidade Federal do Pará

Residente em pediatra, universidade Federal do Pará.

Érika de Oliveira Santos, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

Residente em pediatra, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Patrícia Pereira Carvalho, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

Residente em pediatra,  e  Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Luiz Felipe Santa Rosa Leão, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

Residente em pediatra,  Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

Mestre em Educação e Saúde na Amazônia, pediatra e preceptora de pediatria. Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Publicado
2022-06-06