Forças envolvidas na construção da maternagem na pandemia de COVID-19: Marternagem em cenário pandêmico
Leidiene Ferreira Santos, Geissa Silva Assunção, Juliana Bastoni da Silva, Erika Silva de Sá, Ana Clébia de Araujo Araujo, Danielle Rosa Evangelista
Resumo
Objetivo: Identificar forças envolvidas no processo de maternagem na pandemia de COVID-19. Métodos: Pesquisa qualitativa, em que foram entrevistadas mães de crianças que nasceram durante a pandemia pela COVID-19. Os depoimentos foram submetidos à Análise de Conteúdo, à luz da teoria do campo de forças. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: O mapeamento das forças permitiu a proposição das seguintes categorias: “O maternar em cenário de muitos lugares e poucas presenças”, “Construindo a maternagem em meio ao medo do outro, da doença e da morte” e “A maternagem se fazendo no aqui e agora da criança e da mulher”. Conclusão: O contexto pandêmico contribuiu para exacerbar as forças restritivas cansaço, sobrecarga, ansiedade, solidão, medo, ausências e risco de exposição e de contaminação pela doença. Essas forças comprometeram o bem estar físico e mental das mulheres e, consequentemente, interferiram no processo de maternagem. De modo contrario, estar com e para a criança e o trabalho home office atuaram como forças impulsoras, colaborando para interação e construção de vínculo mulher/criança, por conseguinte, para a maternagem.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.