O cuidado com a saúde mental materna por meio do pré-natal psicológico
Cristina Rodrigues da Silva, Kalliny Alves Araújo, Daniela Ponciano Oliveira
Resumo
A gestação para algumas mulheres é considerada o trabalho mais importante de suas vidas, é onde ocorre muitas mudanças físicas e psicológicas ao qual essas gestantes têm que se adaptarem a essa nova realidade. Dessa forma, durante o período gestacional a mulher vivencia diversos sentimentos e emoções, até então vivencias desconhecidas. Assim, entra o Pré-Natal Psicológico como uma prática complementar ao pré-natal tradicional, que visa humanizar o processo gravídico e prevenir as condições adversas que podem surgir no período gestacional. Deste modo, o objetivo dessa pesquisa visa compreender a importância do pré-natal psicológico para a saúde mental materna. Para o alcance dos objetivos propostos neste estudo, foi utilizada a revisão sistemática de artigos científicos, por meio da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Periódico Capes onde foram encontrados oito artigos e desses artigos foram discutidos eixos temáticos como: Fatores psicossociais vivenciados na gestação; O pré-natal psicológico na gestação de alto risco; Pré-natal psicológico e a atuação do psicólogo. E através dos artigos analisados, resultaram que o pré-natal psicológico ajuda a gestante a superar sua situação atual, independentemente de possíveis experiências desadaptativas ou traumáticas do passado. E portanto, o papel do psicólogo neste momento, e oferecer suporte emocional e orientar a gestante a respeito da alterações emocionais para sim, ter um gravidez mais saudável possível.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.