Dificuldades enfrentadas por nascidos vivos portadores de fissuras labiais na perspectiva materna

Bruna Taiane da Silva, Laura Arenhart, Renata Zanella, Gabriele Balbinot, Luana Patricia Weizemann, Claudia Aparecida Godoy Rocha, Maycon Hoffmann Cheffer.

Resumo

Descrever as dificuldades enfrentadas por nascidos vivos portadores de fissuras labiais na perspectiva materna, ao contato com a anomalia. Esta é uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, a partir da pesquisa de campo, com as buscas realizadas em outubro de 2022 por meio de questionário eletrônico disponibilizado via grupo de Facebook. Participaram da pesquisa sete mães, o que possibilitou  identificarmos as dificuldades enfrentadas pelos bebês nascidos com fissura labial desde a gestação, nascimento e manejo de toda a família. Uma das dificuldades mais comuns encontradas foi no momento da amamentação, com a dificuldade da pega ao seio, refluxo exacerbado, gases por ingestão grande de ar. Conclui-se que é necessário o acompanhamento e orientação, desde o diagnóstico da anomalia, para que possa ser dado o suporte pela equipe multidisciplinar aos pais e familiares da criança.

Biografia do Autor

Bruna Taiane da Silva , Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) – Campus Cascavel

Graduada pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) – Campus Cascavel.

Laura Arenhart , Graduada pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) – Campus Cascavel

Graduada pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) – Campus Cascavel

Renata Zanella, Graduada pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) – Campus Cascavel

Mestre em Educação pela Faculdade Pequeno Príncipe, Curitiba. Docente Adjunta do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) – Campus Cascavel.

Gabriele Balbinot, Graduada pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) – Campus Cascavel

Graduada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Enfermeira em Prefeitura Municipal de Cascavel, Paraná.

Luana Patricia Weizemann, Graduanda pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) – Campus Cascavel

Graduanda pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) – Campus Cascavel.

Maycon Hoffmann Cheffer, Docente adjunto do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) – Campus Cascavel

Doutor pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente adjunto do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) – Campus Cascavel.

 

Publicado
2023-09-14