Dificuldades enfrentadas por nascidos vivos portadores de fissuras labiais na perspectiva materna
Bruna Taiane da Silva, Laura Arenhart, Renata Zanella, Gabriele Balbinot, Luana Patricia Weizemann, Claudia Aparecida Godoy Rocha, Maycon Hoffmann Cheffer.
Resumen
Descrever as dificuldades enfrentadas por nascidos vivos portadores de fissuras labiais na perspectiva materna, ao contato com a anomalia. Esta é uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, a partir da pesquisa de campo, com as buscas realizadas em outubro de 2022 por meio de questionário eletrônico disponibilizado via grupo de Facebook. Participaram da pesquisa sete mães, o que possibilitou identificarmos as dificuldades enfrentadas pelos bebês nascidos com fissura labial desde a gestação, nascimento e manejo de toda a família. Uma das dificuldades mais comuns encontradas foi no momento da amamentação, com a dificuldade da pega ao seio, refluxo exacerbado, gases por ingestão grande de ar. Conclui-se que é necessário o acompanhamento e orientação, desde o diagnóstico da anomalia, para que possa ser dado o suporte pela equipe multidisciplinar aos pais e familiares da criança.
Derechos de autor 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.