Implicações das fake news na vacinação contra a COVID-19: uma desconstrução da ciência
Alessandro Rodrigo Zanato, José Daniel Linares Pastore, Terezinha Aparecida Campos, Luana Patricia Weizemann, Maycon Hoffmann Cheffer
Resumo
A pandemia causada pela COVID-19 tem sido palco de inúmeras fake news relacionadas à vacinação contra a doença. Nesse sentido, o objetivo geral foi identificar as principais fake news que podem influenciar na vacinação das pessoas e na área da medicina. Para isso, propomos a realização de uma revisão integrativa das publicações em revistas científicas virtuais, jornais e artigos científicos nas seguintes bases de dados: PudMed, Scielo e Redalyc no período de 2020 a 2022. Dentre as fake news mais comuns podemos citar "A vacina contra a COVID-19 modificará o DNA dos seres humanos”, “As vacinas contra a COVID-19 criam um campo magnético no corpo dos imunizados”, “Consumir álcool em altas concentrações pode desinfetar o corpo e matar o vírus”, “A OMS estima que as vacinas vão reduzir a população mundial em 15%."De tudo isso, pode-se inferir que, para combater as fake news veiculadas pelas redes sociais ligadas à pandemia da COVID-19 e anti-vacinação, é cada vez mais é importante analisar as fontes e as mensagens antes de compartilhá-las, pois isso pode ter repercussões desastrosas para a saúde das pessoas.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.