Implicações das fake news na vacinação contra a COVID-19: uma desconstrução da ciência

Alessandro Rodrigo Zanato, José Daniel Linares Pastore, Terezinha Aparecida Campos, Luana Patricia Weizemann, Maycon Hoffmann Cheffer

Resumo

A pandemia causada pela COVID-19 tem sido palco de inúmeras fake news relacionadas à vacinação contra a doença. Nesse sentido, o objetivo geral foi identificar as principais fake news que podem influenciar na vacinação das pessoas e na área da medicina. Para isso, propomos a realização de uma revisão integrativa das publicações em revistas científicas virtuais, jornais e artigos científicos nas seguintes bases de dados: PudMed, Scielo e Redalyc no período de 2020 a 2022. Dentre as fake news mais comuns podemos citar "A vacina contra a COVID-19 modificará o DNA dos seres humanos”, “As vacinas contra a COVID-19 criam um campo magnético no corpo dos imunizados”, “Consumir álcool em altas concentrações pode desinfetar o corpo e matar o vírus”, “A OMS estima que as vacinas vão reduzir a população mundial em 15%."De tudo isso, pode-se inferir que, para combater as fake news veiculadas pelas redes sociais ligadas à pandemia da COVID-19 e anti-vacinação, é cada vez mais é importante analisar as fontes e as mensagens antes de compartilhá-las, pois isso pode ter repercussões desastrosas para a saúde das pessoas.

Biografia do Autor

Alessandro Rodrigo Zanato, Universidad Politécnica y Artística del Paraguay Facultad de Ciencias de la Salud/PY

Acadêmico de Medicina pela Universidad Politécnica y Artística del Paraguay Facultad de Ciencias de la Salud/PY

José Daniel Linares Pastore, Universidade Politécnica y Artística del Paraguay Faculad de Ciencias de la Salud

Docente o curso de Medicina da Universidade Politécnica y Artística del Paraguay Faculad de Ciencias de la Salud. Ciudad del Este – Paraguay.

Terezinha Aparecida Campos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste

Enfermeira. Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente Adjunta do Centro Universitário Assis Gurgacz, Cascavel, Paraná, Brasil

Luana Patricia Weizemann, Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG

Discente de Enfermagem no Centro Universitário Assis Gurgacz, Cascavel, Paraná, Brasil

Maycon Hoffmann Cheffer, Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil. Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil. Bacharel e licenciatura em enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Docente Adjunto no Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG), Cascavel, Paraná, Brasil.

Publicado
2023-09-14