Internações hospitalares e mortalidade por infarto agudo do miocárdio no estado do Pará, 2020-2023
Larissa Américo Xavier, Carlos Alberto Paes Santos Neto, Alder Mourão de Sousa
Resumo
Este estudo objetivou analisar a média de permanência em internações hospitalares e a taxa de mortalidade por infarto agudo do miocárdio nas 4 Macrorregionais de Saúde do estado do Pará. Trata-se de um estudo ecológico, transversal, realizado com dados secundários. Coletou-se dados mensais, por local de residência, do quantitativo de internações e média de permanência em internação por IAM e óbitos, no período de janeiro de 2020 a agosto de 2023, por macrorregional. Calculou-se a taxa de mortalidade e utilizou-se a correlação linear simples, com coeficiente de correlação de Pearson, para comparação da taxa de mortalidade com a média de permanência de internação por meses. Destaca-se maior percentual de pacientes com 50 a 79 anos, com mais de 60% dos pacientes nas 4 Macrorregionais. Houve correlação significativa entre média de permanência e taxa de mortalidade na Macrorregional IV (0,577, com p < 0,0001). Conclui-se apesar da tendência do IAM nas Macrorregionais do estado do Pará seguir a tendência nacional em alguns casos, essa doença possui particularidades nessas regionais, apresentando-se de forma heterogênea no estado do Pará.
Palavras-chave: Infarto Agudo do Miocárdio; Internação Hospitalar; Mortalidade.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.