Cuidado Farmacêutico a Tabagistas: uma Revisão Integrativa da Literatura
Clívia Vitória dos Santos da Silva, Priscila de Nazaré Quaresma Pinheiro, Emmily Oliveira Amador, Luciana Duarte Moreira Brito , Brianna Jandira Sousa dos Santos, Diandra Araújo da Luz
Resumo
O tabagismo é considerado uma doença crônica e epidêmica decorrente da dependência à nicotina e produtos derivados do tabaco. Esta revisão integrativa da literatura objetivou a ampliar os conhecimentos acerca da importância do cuidado farmacêutico a tabagistas. O levantamento dos trabalhos na literatura ocorreu entre dezembro de 2022 a janeiro de 2023, onde foram incluídos artigos científicos, monografias, dissertações e teses, resumos, guias governamentais com resumo e texto completos disponíveis eletronicamente, escritos em português, inglês e espanhol, publicados entre 2003 e 2023, indexados nas bases de dados PubMed, SCIELO, LILACS, BVS, portal CAPES e Google acadêmico. Para tanto, foram empregados os seguintes descritores: “cuidados farmacêuticos”, “Atenção farmacêutica”, “assistência farmacêutica” e “tabagismo”. Após triagem dos artigos, foram selecionados 14 trabalhos para a discussão da temática. Todos os trabalhos salientam a importância do farmacêutico na assistência e acompanhamento farmacoterapêutico a pessoa tabagista, buscando estratégias de prevenção, controle e tratamento da cessação tabágica. Por outro lado, notou-se escassez de estudos relacionados tanto ao cuidado farmacêutico para com o tabagista, quanto da importância do cuidado via equipe multidisciplinar no combate da dependência ao tabaco, ressaltando a necessidade de estudos nessa área.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.