Conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde sobre o parto e puerpério
Andressa Silva Azael Lima Araújo, Raquel Leite da Silva, Cátia Vanessa Rodrigues dos Santos, Ariel Gustavo Letti, Cleuma Sueli Santos Suto ,Tacila Nogueira Azevedo Rocha, Lívia Pimenta Bonifácio, Magna Santos Andrade
Resumo
O presente estudo objetiva analisar o nível de conhecimento sobre sinais de trabalho de parto, puerpério e fatores associados a esse entendimento entre Agentes Comunitários de Saúde. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo-analítico, transversal. Foram pesquisados 153 profissionais de novembro/2019 a fevereiro/2020, através de questionário contendo 97 questões. Realizou-se análise descritiva das variáveis sociodemográfica/profissional e das 12 questões sobre o conhecimento dos sinais de trabalho de parto/puerpério. A variável conhecimento foi categorizada a partir da mediana do total de acertos: baixo - acerto de até 10 questões (mediana) e elevado - acerto de 11 questões ou mais. Para averiguar os fatores associados ao conhecimento, realizou-se análise bivariada (Odds Ratio, Intervalo de Confiança 95%, Teste Qui-quadrado/Fisher) e Regressão Logística Múltipla-Stepwise. Obteve-se como resultados que 56,8% possuem conhecimento elevado sobre sinais do trabalho de parto/puerpério, observou-se também associação entre o maior conhecimento com gênero feminino e ter entendimento adequado sobre as atribuições gerais da profissão. Conclui-se então que os profissionais apresentaram significativo nível de compreensão sobre a temática, mas alguns entendimentos errôneos evidenciados podem comprometer a qualidade da assistência ofertada.
Palavras-chave: Conhecimento; Agentes Comunitários de Saúde; Trabalho de Parto; Período Pós-parto.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.