Análise espacial e temporal da Leishmaniose Visceral nas Regiões Nordeste e Sudeste do estado do Pará, 2013-2022
Lucas Quaresma Martins, Beatriz Lobato Canizo Pereira, Lucas Ferraz de Souza, Alder Mourão de Sousa
Resumo
A Leishmaniose Visceral (LV) é uma doença crônica que apresenta ampla distribuição na Região Norte. No Pará, a LV possui caráter endêmico em virtude do processo desordenado de urbanização e do clima equatorial. Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou analisar espacial e temporalmente o perfil epidemiológico da LV nas Regiões Nordeste e Sudeste do estado do Pará e sua relação com indicadores de saúde, sociodemográficos, sanitários e ambientais locais. Esse é um estudo observacional, ecológico transversal, com abordagem analítica quantitativa. Foi analisada a epidemiologia da LV no Nordeste e no Sudeste paraenses entre 2013 e 2022 e sua relação com indicadores locais. Os dados foram coletados das plataformas SINAN e SIH. Foram notificados 2.945 casos, 1.639 internações e 156 óbitos relacionados à LV nas Regiões consideradas. Os casos de LV concentram-se principalmente em indivíduos do sexo masculino, pardos, entre um e quatro anos e com Ensino Fundamental incompleto. Nesse sentido, as variáveis sociodemográficas relacionadas ao perfil epidemiológico da LV localmente são moldadas por fatores como a sazonalidade pluviométrica e a dinâmica populacional. Além disso, o número de notificações é diretamente relacionado ao IDHM, e maiores taxas de analfabetismo e precariedades no esgotamento sanitário contribuem para uma distribuição endêmica da LV.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.