Mental Fog – Construção de aplicativo sobre sinais de nuvem mental pós-covid
Jorge Luiz Lima da Silva, Igor Barreto Meirelles, Willian de Jesus Oliveira, Kevin Sousa Barbosa, Camila de Souza Elethério, Gustavo Martins Lemos
Resumo
A nuvem mental pode ser definida como a sensação de estar mentalmente lento, confuso ou distraído, o que dificulta a capacidade de concentração e o raciocínio. Objetivo: relatar a experiência da construção de aplicativo para suspeição de nuvem mental e conscientização sobre a temática. Material e método: trata-se de relato de experiência de estudo metodológico passo a passo sobre a elaboração do protótipo tecnológico que objetiva a construção de aplicação híbrida, desktop e mobile, com base em sinais e sintomas. Resultados: o design do aplicativo foi elaborado de forma que as etapas, interações e respostas dos questionários fossem parecidas com um chat, em tempo real. As correções e adequações finais foram realizadas, mediante testagens de funcionamento e demandas que surgiram, durante a elaboração até a apresentação da versão final. Conclusão: percebe-se que o aplicativo "Brain Fog" poderá ser uma ferramenta útil para a conscientização sobre sinais do quadro, assim como fonte de informações para promoção à saúde mental. O produto é de livre acesso sendo receptivo às adaptações de sugestões da comunidade.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.