AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS EM FUNCIONÁRIAS DA SECRETARIA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
Resumo
Introdução: De acordo com a VI Diretriz Brasileira de Hipertensão, da Sociedade Brasileira de Cardiologia no Brasil, este é um dos problemas de saúde pública de maior prevalência na população, acometendo de 22,3 a 43,9% dos adultos.Objetivo: O presente estudo evidencia a relação entre os níveis pressóricos e o ambiente de trabalho na secretaria acadêmica do centro universitário UNIRG. Metodologia: Foi um estudo transversal de caráter descritivo com indivíduos maiores que 18 anos, os dados foram coletados através de questionário no presenteambiente de trabalho, a aferição da PA foi realizada no início da jornada de trabalho e ao fim do expediente.Resultados: Na comparação entre a PAS inicial e final foi encontrado uma significância de P = 0,0461 e na PAD inicial e final de P = 0,1609. Sendo estabelecido como nível de significância, P < 0,05. Conclusão: Verificou-se que o estresse no ambiente de trabalho indica ser este um fator adicional a ser considerado durante a avaliação dos níveis pressóricos. Descritores: hipertensão arterial sistêmica,níveis pressóricos.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.