AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS EM FUNCIONÁRIAS DA SECRETARIA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

  • Karla Camila Correia da Silva Centro Universitário UnirG
  • Geverson Thiago Macedo Matos Centro Universitário UnirG
  • Joelcy Pereira Tavares CentrO Universitario Unirg
  • Kadafe Cesar Ciel de Sousa Centro Universitário Unirg
  • Guilherme Gasparetto Centro Universitário Unirg

Resumo

Introdução: De acordo com a VI Diretriz Brasileira de Hipertensão, da Sociedade Brasileira de Cardiologia no Brasil, este é um dos problemas de saúde pública de maior prevalência na população, acometendo de 22,3 a 43,9% dos adultos.Objetivo: O presente estudo evidencia a relação entre os níveis pressóricos e o ambiente de trabalho na secretaria acadêmica do centro universitário UNIRG. Metodologia: Foi um estudo transversal de caráter descritivo com indivíduos maiores que 18 anos, os dados foram coletados através de questionário no presenteambiente de trabalho, a aferição da PA foi realizada no início da jornada de trabalho e ao fim do expediente.Resultados: Na comparação entre a PAS inicial e final foi encontrado uma significância de P = 0,0461 e na PAD inicial e final de P = 0,1609. Sendo estabelecido como nível de significância, P < 0,05. Conclusão: Verificou-se que o estresse no ambiente de trabalho indica ser este um fator adicional a ser considerado durante a avaliação dos níveis pressóricos. Descritores: hipertensão arterial sistêmica,níveis pressóricos.

Biografia do Autor

Karla Camila Correia da Silva, Centro Universitário UnirG
Fisioterapeuta. Professora Assistente I do Departamento de Fisioterapia do Centro Universitário UnirG. Especialista pelo Instituto Ceafi. Gurupi-TO, Brasil. Mestranda em Saúde pública pela Universidade Americana.
Geverson Thiago Macedo Matos, Centro Universitário UnirG
Fisioterapeuta. Pós graduando em Fisioterapia Neonatal
Joelcy Pereira Tavares, CentrO Universitario Unirg
Fisioterapeuta. Professora Assistente I do Departamento de Fisioterapia do Centro Universitário UnirG. Especialista pelo Instituto Ceafi, Brasil.
Kadafe Cesar Ciel de Sousa, Centro Universitário Unirg
Fisioterapeuta. Professora Assistente I do Departamento de Fisioterapia do Centro Universitário UnirG. Especialista pelo Instituto Ceafi. Gurupi-TO, Brasil.
Guilherme Gasparetto, Centro Universitário Unirg
Fisioterapeuta. Graduado pelo Centro Universitário UnirG
Publicado
2013-11-16
Seção
Artigos