Avaliação da Escala de Estresse Percebido (EP) em estudantes universitários do curso de Biomedicina
Játila Gomes Cavalcante, Evelly David Gonçalves, Daniela Soares Leite
Resumo
A vida acadêmica caracteriza-se como um ambiente estressante, assim, o objetivo desse estudo foi avaliar o índice de EP em estudantes do curso de Biomedicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, com aplicação de formulário online, com questões de caracterização do respondente e teste de Escala de Percepção de Estresse-10 (EPS-10), com análise baseada na projeção de Kam e Instrumento de Domínios projetados da Raulino. Participaram 46 discentes, no qual foi encontrada a média de EPS-10 de 27,7 e idade média de 21,3 anos, sendo 37 (80%) do sexo feminino, com média EPS-10 de 27,5 e idade média de 21,6 anos, e 9 (20%) do sexo masculino, com média de EPS-10 de 26,1 e idade média de 21 anos. Desses, 11 (23,91%) eram da turma de 2019 apresentando média de EPS-10 de 27,7, 7 (15,22%) da 2020 com média EPS-10 de 28,1, 15 (32,61%) da 2021 com média de EPS-10 de 27,9 e 13 (28,26%) da 2022 com média de EPS-10 de 28,2. Os resultados apontam percepção moderada de estresse, sem variações significativas entre veteranos e calouros, e sublinha a importância do monitoramento contínuo e do apoio psicológico por parte das instituições.
Palavras-chave: Estresse. Universitários. Saúde dos estudantes.
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