ANÁLISE COMPARATIVA DE TEMPO DO TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO (ART) CONVENCIONAL E MODIFICADO COM GEL DE PAPACÁRIE®

  • Rise Iuata Rank Centro Universitário UNIRG
  • Janete Peres da Silva
  • Joana Estela Rezende Vilela
  • Nayene Leocádia Manzutti Eid
  • Omar Franklin Molina

Resumo

O propósitodeste ensaio clínico foi realizar uma análise comparativa entre o tempo detrabalho do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) convencional e o TRA modificadocom gel de Papacárie®, um gel a base de papaína para a remoção decárie em dentes permanentes. A amostra consistiu de 20 molares permanentes deestudantes com idade entre 06 a 14 anos, com lesão de cárie na face oclusal. Otecido cariado foi removido por um operador calibrado utilizando o métodomecânico de escavação manual (n = 10) e o método químico-mecânico comPapacárie® (n = 10). O tempo de trabalho para a realização de ambas as técnicasfoi cronometrado e ao final, cada cavidade foi restaurada com cimento deionômero de vidro modificado. Observou-se que a remoção do tecido cariado pelo método químico-mecânico demonstrou ter um tempo de trabalho menor do que ométodo convencional, porém sem diferença estatisticamente significante. Ambosos métodos utilizados foram efetivos na remoção de cárie em dentes permanentes.

Biografia do Autor

Rise Iuata Rank, Centro Universitário UNIRG
Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Uberaba (1988), especialização e mestrado em Odontopediatria pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (2004), especialização em ORTODONTIA pela UNINGÁ (TO) e doutorado em odontopediatria pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Atualmente é coordenadora do curso de odontologia do Centro Universitário UNIRG de Gurupi. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas da odontopediatria: comportamento e ansiedade, odontologia para bebê, educação e promoção de saúde.
Publicado
2013-08-12
Seção
Artigos