ANÁLISE COMPARATIVA DE TEMPO DO TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO (ART) CONVENCIONAL E MODIFICADO COM GEL DE PAPACÁRIE®
Abstract
O propósitodeste ensaio clínico foi realizar uma análise comparativa entre o tempo detrabalho do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) convencional e o TRA modificadocom gel de Papacárie®, um gel a base de papaína para a remoção decárie em dentes permanentes. A amostra consistiu de 20 molares permanentes deestudantes com idade entre 06 a 14 anos, com lesão de cárie na face oclusal. Otecido cariado foi removido por um operador calibrado utilizando o métodomecânico de escavação manual (n = 10) e o método químico-mecânico comPapacárie® (n = 10). O tempo de trabalho para a realização de ambas as técnicasfoi cronometrado e ao final, cada cavidade foi restaurada com cimento deionômero de vidro modificado. Observou-se que a remoção do tecido cariado pelo método químico-mecânico demonstrou ter um tempo de trabalho menor do que ométodo convencional, porém sem diferença estatisticamente significante. Ambosos métodos utilizados foram efetivos na remoção de cárie em dentes permanentes.
Published
2013-08-12
Issue
Section
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.