Fatores relacionados a autoeficácia em amamentar no contexto do puerpério: Uma Revisão De Literatura

Ezequiel Almeida Barros, Geovania Alencar de Sousa, Italo Hugo Almeida Antero, Lívia Maia Pascoal,Jairo Domingos de Morais, Ana Cristina Pereira de Jesus Costa, Floriacy Stabnow Santos Santos, Marcelino Santos Neto

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura os fatores associados à autoeficácia em amamentar no puerpério. Materiais e Métodos: Revisão integrativa da literatura, realizada entre abril e maio de 2024 nas seguintes bases de dados BDENF, SCIELO, MEDLINE, LILACS e SCIENCE DIRECT, utilizando os descritores: Aleitamento Materno, Autoeficácia e Medidas de Associação. Os dados foram coletados com auxílio do software Rayyan e extraídos com instrumento específico. Os resultados foram avaliados quanto ao nível de evidência e rigor metodológico. Após a categorização dos estudos, os dados foram sintetizados em um quadro para análise descritiva. Resultados: Incluiu-se 10 artigos na amostra final. Dentro os fatores associados à alta autoeficácia em amamentar destacaram-se: Intervenções de apoio à lactação, ser dona de casa, escolaridade elevada, multiparidade, experiência anterior de amamentação, confiança materna em amamentar, não utilização de fórmulas complementares, amamentação exclusiva, ausência de diabetes mellitus, idade de 26 a 35 anos, casada, amamentação na primeira hora de vida do bebê, orientação sobre amamentação no pré-natal, intervenção educativa de álbum seriado sobre amamentação e o treinamento do cuidado mãe-canguru. Considerações Finais: Enfatiza-se a necessidade de políticas e programas de apoio à amamentação que incluam intervenções educativas e de apoio familiar para melhorar a autoeficácia materna em amamentação.

aterna em amamentação.

Biografia do Autor

Geovania Alencar de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em enfermagem, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - CCSST- Imperatriz, MA. Membro fundadora da Liga Acadêmica de Ginecolgia e Obstetrícia - LIAGO (2022-2023).Diretora de Marketing da Liga Acadêmica de Anatomia Humana - LIAAH(2022 -2023). Monitora de Anatomia Humana (2021-2022).

Italo Hugo Almeida Antero, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Enfermagem na Universidade Federal Do Maranhão - CCSST (Imperatriz - MA). Bolsista do projeto Linguagem científica (UFMA, Imperatriz, 2022-2023). Vice presidente da Liga de Atenção à Saúde Mental - LASAM (UFMA, Imperatriz, 2022). Diretor de Ensino da Liga de Cosmiatria e Estética na Enfermagem - LIACE (2022- 2023). Diretor da Assistência estudantil do Centro Acadêmico Ana Nery (UFMA, Imperatriz, 2022). Monitor da disciplina de Sistematização da Assitência de Enfermagem (UFMA, Imperatriz, 2021-2022). Monitor da disciplina Citologia e Histologia (UFMA, Imperatriz 2022 ). Voluntário do projeto Enfermeiros do Riso (UFMA, Imperatriz 2021-2022).

Lívia Maia Pascoal , Universidade Federal do Maranhão

Lívia Maia Pascoal possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007), Especialização em Emergência em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista de produtividade jovem doutor da FAPEMA (2021-2023). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (2024-2027). Atualmente é professora Associada I na Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Campus São Luís, e professora permanente do Mestrado em Saúde e Tecnologia, Campus Imperatriz. Participa da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE), atuando na secretaria executiva (2022-2024). É orientadora de Mestrado, Iniciação Científica (IC) e Projetos de Extensão. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Taxonomias de Enfermagem no contexto da Saúde do Adulto, Idoso e Pediátrica, e em Estudos epidemiológicos.

Jairo Domingos de Morais, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Fisioterapeuta pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Mestre e Doutor em Modelos de Decisão em Saúde; Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Líder do Grupo de pesquisa e Estudos em Saúde Pública (GPESP). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família PPGSF/UNILAB da RENASF com experiência nas áreas de Estatística, Educação em Saúde, Epidemiologia, Fisiologia, Saúde Coletiva, Saúde Pública e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde com ênfase na promoção, prevenção e reabilitação em saúde.

Ana Cristina Pereira de Jesus Costa, Universidade Federal do Maranhão

Pesquisadora em Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em enfermagem pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) (2003). Possui Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É especialista em Saúde da Família pela UFMA (2009); Especialista em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pelo Instituto de Ensino Superior de Londrina (2009) e Especialista em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense (2005). Atualmente é professora Adjunta IV do Curso de Enfermagem da UFMA, Campus Imperatriz, Maranhão e orientadora de iniciação científica. É docente permanente do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST) da UFMA, situado em Imperatriz, Maranhão (2019-Atual) e do Mestrado Profissional da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF/UFMA) (2023- Atual). É revisora de 04 periódicos da área de Enfermagem e Saúde nacionais. Tem experiência no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de promoção e cuidado em saúde da criança e do adolescente, intervenções em saúde, IST/HIV/Aids, Enfermagem. Desenvolve ainda pesquisas clínicas aplicadas ao cenário da alimentação, nutrição humana e tecnologias em saúde com foco em cuidados primários em saúde. Até o momento publicou 86 artigos em periódicos indexados; 04 capítulos de livro; obteve 03 financiamentos de pesquisa (coordenadora); co-orientou 01 tese de doutorado; orientou 04 dissertações de mestrado, 12 alunos de iniciação científica e 16 alunos de extensão. É mãe de duas filhas gêmeas (esteve de licença maternidade no período de 09/2018 - 03/2019).

Floriacy Stabnow Santos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)(2015), Mestre em Liderança pela Universidade de Santo Amaro-UNISA (2005), Especialista em Metodologias Ativas (UNASP - 2020), Especialista em Nefrologia Multidisciplinar (UFMA - 2015), Especialista em Educação a Distância (FAR - 2012), Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UFMA - 2011), Especialista em Enfermagem Obstétrica e Neonatal (INESUL - 2009), Especialista em Saúde Pública: Saúde da Família (UFMA - 2003), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA - 2000), Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro Universitário Adventista São Paulo (1982). Com atuação profissional na área hospitalar, na Atenção Básica e no Magistério. Áreas de atuação em Saúde Materno-infantil e Saúde pública. Atuou como Enfermeira no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz - MA por 22 anos. Foi tutor/orientador de TCC dos Cursos de Especialização em Saúde Materno Infantil, Saúde da Família, Atenção Básica - Mais Médicos/PROVAB da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/UFMA). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão - CCSST. Atua na Graduação em Enfermagem e na Pós-graduação no Mestrado em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA) Orientador de Mestrado e Iniciação Científica PIBIC/UFMA (CNPq, FAPEMA e Voluntário). Coordenadora do Grupo de pesquisa em Saude Pública da UFMA (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3243272625210360).

Marcelino Santos Neto, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Mestre em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Farmacêutica pela Universidade Católica de Goiás (UCG-GO). Especialista em Educação a Distância pela Faculdade Reunida de Ilha Solteira- FAR, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA/NEAD, Citologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica - SBCC e Saúde da Família pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA. Licenciatura ( Esquema I - Formação Pedagógica de Docentes) em Química/Biologia pelo CEFET/UNEDI. Graduado em Farmácia e Habilitado em Análises Clínicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui experiência nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia, Assistência Farmacêutica, Diagnóstico Laboratorial e EAD. Foi tutor/orientador de TCC dos Cursos de Especialização em Saúde Materno Infantil, Saúde da Família, Atenção Básica - Mais Médicos/PROVAB e Nefrologia Multidisciplinar da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/UFMA). Atuou como Supervisor de tutoria no Curso Saúde com Agente promovido pela UFGRS em parceria com o Ministério da Saúde e CONASEMS. Foi Bolsista de Produtividade FAPEMA (Jovem Doutor - 2021-2023). Atualmente é Bolsista de Produtividade FAPEMA (Doutor Sênior), Professor Associado I do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão - Centro de Ciências de Imperatriz, Professor Permanente dos Cursos de Pós Graduação em Saúde da Família (PPGSF/UFMA - Mestrado e Doutorado) e Pós Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST/UFMA - Mestrado), Vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde da Família (PPGSF/RENASF UFMA - Pólo Imperatriz), Coordenador de Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq e FAPEMA e Orientador de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica PIBIC/UFMA (CNPq e FAPEMA). É membro do Grupo de Estudos Operacionais em Tuberculose (GEOTB), da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB), do Grupo de Altos Estudos de Avaliação de Processos e Práticas da Atenção Primária à Saúde e Enfermagem (GAAPS) da EERP/USP e do Grupo de Estudos sobre os Cuidados de Enfermagem Sistematizados (GECES) do CCIM/UFMA.

Publicado
2024-09-10