Avaliação das características sociodemográficas, obstétricas, e práticas do aleitamento materno de mães que amamentam crianças menores de um ano

Kethlen Pereira Pessoa, Ezequiel Almeida Barros, Rita de Cássia de Sousa, Roberta de Araújo e Silva, Paula dos Santos Brito, Romila Martins de Moura Stabnow Santos, Marcelino Santos Neto, Floriacy Stabnow Santos

Resumo

Objetivo: Descrever as características sociodemográficas, obstétricas e as práticas do AM de mulheres de amamentam crianças menores de um ano cadastradas na estratégia saúde da família do município de Imperatriz – MA. Materiais e Métodos: estudo transversal, descritiva de abordagem quantitativa realizado com mães que amamentam crianças menores de um ano de idade. Para a coleta de dados foi aplicado um formulário estruturado sobre a alimentação da criança nas últimas 24 horas. Os dados coletados foram registrados em um programa desenvolvido em linguagem Java, elaborado especialmente para a presente pesquisa, logo após, foram exportados para planilha Excel, onde foram tabulados valores absolutos e relativos. Resultados: Entrevistou-se de 328 mulheres. A maior parte tinha entre 20 e 29 anos, casadas, tinham entre 10 e 12 anos de estudo, eram donas de casa, multíparas, fizeram pré-natal, realizou seis ou mais consultas e receberam orientação sobre AM durante o pré-natal, estavam em AME, não tiveram dificuldades com a amamentação, receberam incentivo para amamentar, foram apoiadas pelos familiares, possuem experiência anterior com AM, não ofertam mamadeira ou chupeta/pipo à criança. Considerações finais: Este estudo visa contribuir para que profissionais de saúde planejem e implementem intervenções que favoreçam o aleitamento e a promoção da saúde materno-infantil.

Biografia do Autor

Kethlen Pereira Pessoa, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA/campus de Imperatriz. Foi membro da Liga Acadêmica de Anatomia - LIAAH. Foi membro e Diretora de Ensino da Liga Acadêmica de Genética em Saúde - LIAGS. Foi monitora voluntária da disciplina de Fisiologia Humana do Curso de Enfermagem - UFMA (2021 - 2022.1). Atuou como Voluntária do projeto de extensão "Estratégias de Incentivo a doação de leite Materno ao Banco de Leite Humano do HRMI-MA. Foi bolsista PIBIC do projeto de pesquisa "Aleitamento Materno no município de Imperatriz: conhecimentos e práticas" (2021 - 2023).

Rita de Cássia de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão.

Roberta de Araújo e Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutora (2017), Mestre (2011) e Graduada (2007) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Enfermagem do Trabalho (UECE- 2010). Professora Adjunta IV do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Imperatriz, ministra as disciplinas de Urgência e Emergência; e Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para Saúde. Atuou como supervisora de estágio a docência do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia - PPGST/UFMA. É Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Centro de Ciências de Imperatriz - CEP/CCIM/UFMA. É membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso (2018 - atual). É Coordenadora / Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Práticas Avançadas de Enfermagem - GEPAE/UFMA/CNPq (2021 - atual). Coordena Projetos de Pesquisas/UFMA. É orientadora de Iniciação Científica PIBIC/UFMA (FAPEMA e UFMA/Voluntário) e de Graduação (TCC). Coordenadora e orientadora de projetos de ensino de monitoria. Coorientadora da Empresa Júnior de Enfermagem - EJENFE/UFMA. É membro do Grupo de Estudos sobre os Cuidados de Enfermagem Sistematizados (GECES/UFMA/CNPq/). Coordenadora de eventos científicos: I Simpósio de Ensino e Enfermagem - SEENF/ UFMA (2020); XI Jornada de Enfermagem da UFMA / XI JOENF/UFMA (2023), evento contemplado com fomento pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA). Atuou como: Coordenadora do Curso de Enfermagem/UFMA (2018-2022); membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE-UFMA) (2020-atual); e conselheira da Câmara de Extensão. Tem experiência profissional nas áreas de: Assistência em Enfermagem Hospitalar e Atenção Básica de Saúde, Gerenciamento de Serviços de Saúde e Docência em Enfermagem. Realiza trabalhos nas áreas de Prática Avançada de Enfermagem, Urgência e Emergência, Neurologia, Ensino de Enfermagem, Saúde Sexual e Reprodutiva, Enfermagem do Trabalho, Políticas Públicas de Saúde e Saúde Coletiva/ Doença Crônicas e Transmissíveis.

Paula dos Santos Brito, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Saúde e Tecnologia (2022) e graduada em Enfermagem (2019), ambos pela Universidade Federal do Maranhão. Bacharel em Serviço Social pela Estácio (2013-2016). Especialista em Saúde Pública pelo FaSerra Instituto de Ensino Superior (2021). Experiência como professora contratada no curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz, colaborando com as disciplinas Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Atenção Básica, Saúde coletiva e Doenças transmissíveis (2021-2023). Atual professora do curso de enfermagem do Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma) colaborando com as disciplinas de Enfermagem em Saúde da Criança e Enfermagem em Saúde da Mulher II. Colaboradora no Programa de Extensão Universitária da UFMA com o projeto: Educação em saúde como intervenção de enfermagem para pacientes diabéticos. Atual integrante da equipe executora do projeto de pesquisa intitulado Rastreamento de fatores de risco para o desenvolvimento de Hipertensão arterial e Diabetes mellitus tipo 2 em adolescentes escolares. Experiência em estudos na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, avaliação de serviços de saúde, COVID-19, diabetes, gestante, saúde da mulher, saúde da criança e Atenção Primária à Saúde.

Romila Martins de Moura Stabnow Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Saúde e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Pós Graduada em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Internacional Signorelli (2013); Licenciada e Bacharelada em Educação Física, pela Faculdade Adventista de Hortolândia- SP (2007 - 2010).

Marcelino Santos Neto, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Mestre em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Farmacêutica pela Universidade Católica de Goiás (UCG-GO). Especialista em Educação a Distância pela Faculdade Reunida de Ilha Solteira- FAR, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA/NEAD, Citologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica - SBCC e Saúde da Família pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA. Licenciatura ( Esquema I - Formação Pedagógica de Docentes) em Química/Biologia pelo CEFET/UNEDI. Graduado em Farmácia e Habilitado em Análises Clínicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui experiência nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia, Assistência Farmacêutica, Diagnóstico Laboratorial e EAD. Foi tutor/orientador de TCC dos Cursos de Especialização em Saúde Materno Infantil, Saúde da Família, Atenção Básica - Mais Médicos/PROVAB e Nefrologia Multidisciplinar da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/UFMA). Atuou como Supervisor de tutoria no Curso Saúde com Agente promovido pela UFGRS em parceria com o Ministério da Saúde e CONASEMS. Foi Bolsista de Produtividade FAPEMA (Jovem Doutor - 2021-2023). Atualmente é Bolsista de Produtividade FAPEMA (Doutor Sênior), Professor Associado I do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão - Centro de Ciências de Imperatriz, Professor Permanente dos Cursos de Pós Graduação em Saúde da Família (PPGSF/UFMA - Mestrado e Doutorado) e Pós Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST/UFMA - Mestrado), Vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde da Família (PPGSF/RENASF UFMA - Pólo Imperatriz), Coordenador de Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq e FAPEMA e Orientador de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica PIBIC/UFMA (CNPq e FAPEMA). É membro do Grupo de Estudos Operacionais em Tuberculose (GEOTB), da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB), do Grupo de Altos Estudos de Avaliação de Processos e Práticas da Atenção Primária à Saúde e Enfermagem (GAAPS) da EERP/USP e do Grupo de Estudos sobre os Cuidados de Enfermagem Sistematizados (GECES) do CCIM/UFMA.

Floriacy Stabnow Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)(2015), Mestre em Liderança pela Universidade de Santo Amaro-UNISA (2005), Especialista em Metodologias Ativas (UNASP - 2020), Especialista em Nefrologia Multidisciplinar (UFMA - 2015), Especialista em Educação a Distância (FAR - 2012), Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UFMA - 2011), Especialista em Enfermagem Obstétrica e Neonatal (INESUL - 2009), Especialista em Saúde Pública: Saúde da Família (UFMA - 2003), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA - 2000), Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro Universitário Adventista São Paulo (1982). Com atuação profissional na área hospitalar, na Atenção Básica e no Magistério. Áreas de atuação em Saúde Materno-infantil e Saúde pública. Atuou como Enfermeira no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz - MA por 22 anos. Foi tutor/orientador de TCC dos Cursos de Especialização em Saúde Materno Infantil, Saúde da Família, Atenção Básica - Mais Médicos/PROVAB da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/UFMA). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão - CCSST. Atua na Graduação em Enfermagem e na Pós-graduação no Mestrado em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA) Orientador de Mestrado e Iniciação Científica PIBIC/UFMA (CNPq, FAPEMA e Voluntário). Coordenadora do Grupo de pesquisa em Saude Pública da UFMA (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3243272625210360).

Publicado
2024-09-10