RECONHECIMENTO DO FARMACÊUTICO EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: UMA PERSPECTIVA REALIZADA COM PACIENTES INTERNOS NO HOSPITAL REGIONAL DE GURUPI-TO.

  • Sara Falcão de Sousa Centro Universitário UNIRG
  • Millena Pereira Xavier Centro Universitário UNIRG
  • Patricia Lustosa Correia Centro Universitário UNIRG
  • Jaqueline Cibene Moreira Borges Centro Universitário UNIRG

Resumo

O farmacêutico é um dos profissionais que atua com respeito à vida humana, ao meio ambiente, cumprindo e executando todas as atividades designadas a sua profissão, de modo a contribuir com a saúde populacional. No entanto, muitas vezes este profissional não é reconhecido no âmbito hospitalar por parte dos pacientes internos, pois estes acreditam que o farmacêutico seja apenas um mero dispensador de medicamentos, não reconhecendo a importância da sua presença e participação na promoção do uso racional de medicamentos. Objetivos: Determinar o reconhecimento do profissional farmacêutico por parte dos pacientes internos no Hospital Regional de Gurupi-TO. Materiais e Métodos: A pesquisa caracterizou-se de campo do tipo exploratória, descritiva e prospectiva. O estudo foi realizado com pacientes internos na clínica cirúrgica do Hospital Regional de Gurupi-TO durante os meses de julho e agosto do ano de 2011. O instrumento de pesquisa utilizado foi entrevista com formulário, sendo este aplicado no leito de cada paciente hospitalizado. Resultados: 100% dos pacientes internos na Clínica Cirúrgica do HRG quando entrevistados relataram não conhecer o farmacêutico hospitalar, 64,34% relataram conhecer os medicamentos que lhes eram administrados durante o tempo em que estavam hospitalizados, 62,94% responderam que não sabiam quantos fármacos os mesmos utilizavam durante o tempo de internação e 78,32% relataram não saber para que serviam os medicamentos que lhes eram administrados durante sua hospitalização. Conclusão: Os resultados deste trabalho mostraram que os entrevistados desconheciam totalmente o farmacêutico hospitalar e que maior parte dos mesmos eram desinformados quanto a seu tratamento farmacológico.

Biografia do Autor

Sara Falcão de Sousa, Centro Universitário UNIRG
Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de Marília - SP (UNIMAR). Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (UCB). Tem experiência em Desenvolvimento, Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos, Saúde Pública com ênfase em Assistência Farmacêutica e Farmácia Hospitalar. Atualmente é professor adjunto dos cursos de Farmácia e Enfermagem do Centro Universitário de Gurupi-TO (UNIRG).

Millena Pereira Xavier, Centro Universitário UNIRG
Farmacêutica Graduada pelo Centro Universitário Unirg. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Tocantins
Patricia Lustosa Correia, Centro Universitário UNIRG
Farmacêutica Graduada pelo Centro Universitário Unirg.
Jaqueline Cibene Moreira Borges, Centro Universitário UNIRG
Docente do Curso de Farmácia e Enfermagem do Centro Universitário Unirg, UNIRG, Gurupi, TO, Brasil.
Publicado
2014-12-08
Seção
Artigos