RECONHECIMENTO DO FARMACÊUTICO EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: UMA PERSPECTIVA REALIZADA COM PACIENTES INTERNOS NO HOSPITAL REGIONAL DE GURUPI-TO.
Resumen
O farmacêutico é um dos profissionais que atua com respeito à vida humana, ao meio ambiente, cumprindo e executando todas as atividades designadas a sua profissão, de modo a contribuir com a saúde populacional. No entanto, muitas vezes este profissional não é reconhecido no âmbito hospitalar por parte dos pacientes internos, pois estes acreditam que o farmacêutico seja apenas um mero dispensador de medicamentos, não reconhecendo a importância da sua presença e participação na promoção do uso racional de medicamentos. Objetivos: Determinar o reconhecimento do profissional farmacêutico por parte dos pacientes internos no Hospital Regional de Gurupi-TO. Materiais e Métodos: A pesquisa caracterizou-se de campo do tipo exploratória, descritiva e prospectiva. O estudo foi realizado com pacientes internos na clínica cirúrgica do Hospital Regional de Gurupi-TO durante os meses de julho e agosto do ano de 2011. O instrumento de pesquisa utilizado foi entrevista com formulário, sendo este aplicado no leito de cada paciente hospitalizado. Resultados: 100% dos pacientes internos na Clínica Cirúrgica do HRG quando entrevistados relataram não conhecer o farmacêutico hospitalar, 64,34% relataram conhecer os medicamentos que lhes eram administrados durante o tempo em que estavam hospitalizados, 62,94% responderam que não sabiam quantos fármacos os mesmos utilizavam durante o tempo de internação e 78,32% relataram não saber para que serviam os medicamentos que lhes eram administrados durante sua hospitalização. Conclusão: Os resultados deste trabalho mostraram que os entrevistados desconheciam totalmente o farmacêutico hospitalar e que maior parte dos mesmos eram desinformados quanto a seu tratamento farmacológico.
Publicado
2014-12-08
Sección
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.