Avaliação do perfil nutricional de adolescentes com Síndrome de Down: Pressuposto epistemológico para um aconselhamento nutricional com enfoque na ergomotricidade
Resumo
Introdução: A avaliação acerca do estado nutricional de indivíduos com síndrome de Down (SD) se faz necessária para que medidas preventivas ou redução dos possíveis riscos de doenças associadas ao sobrepeso e à obesidade, sejam instituídas. Objetivo: Avaliar o perfil nutricional dos adolescentes com SD, que moram na Região Sul do Estado do Tocantins. Material e Método: Como recursos técnicos metodológicos utilizou-se os índices de peso para idade, específicos para indivíduos com SD e a distribuição de referência recomendada para adolescentes da população geral, ou seja, o índice de massa corporal (IMC), bem como a mensuração das pregas cutâneas tricipital e subescapular e, ainda a circunferência da cintura. Resultados: Observou-se que 44,5% estavam com excesso de peso, sendo 28% com sobrepeso e 16,5% com obesidade. Diagnosticou-se 61% com excesso de peso, sendo 28% com sobrepeso e 33% com obesidade. Verificou-se também que 22% deles, sendo todos do sexo feminino, apresentaram alto risco de desenvolver doenças cardiovasculares, com valor da circunferência da cintura no percentil maior ou igual a P90. Verificou-se inadequado o hábito alimentar, uma vez que foi constatado consumo menor que o recomendado dos grupos das hortaliças e frutas em 78% dos adolescentes e do grupo dos leites e produtos lácteos em 50% desta população. Ainda constatou-se um consumo exagerado dos grupos das carnes e ovos e do grupo dos açúcares e doces por todos os e ainda do grupo dos cereais, pães, tubérculos e raízes em 16% dos indivíduos. Conclusão: Avaliação de contexto é primordial para o planejamento de uma futura intervenção nutricional para esse grupo populacional, pois esta tem por finalidade fornecer informações úteis para se decidir estratégias a serem utilizadas, bem como metas que visam suprir carências individuais encontradas, oferecendo maiores possibilidades de solução para os problemas detectados.
Descritores: Avaliação Nutricional. Adolescente. Síndrome de Down.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.