Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de gliconato de clorexidina 1% solução tópica e doseamento de marcas comercializadas em Gurupi-TO

  • Jeane Cândida Lopes Centro Universitário UNIRG
  • Gizele Correia Brito Mota Centro Universitário UNIRG

Resumo

Introdução: A clorexidina é um dos medicamentos mais usados na assepsia de feridas de pequenas extensões, por não provocar ardor, e por ser um antisséptico eficiente. Métodos analíticos para determinação de clorexidina são descritos em vários compêndios oficiais internacionais, porém, sua maioria, dispõe métodos instrumentais com detecção em equipamentos versáteis de alto custo. Objetivo: O estudo tem o objetivo de desenvolver e validar uma metodologia analítica por volumetria colorimétrica para determinação de gliconato de clorexidina solução tópica 1% e dosear cinco diferentes marcas das soluções comercializadas em farmácias de Gurupi (TO). Material e Método: A validação analítica do método para determinação de gliconato de clorexidina soluções tópicas 1% foi realizado de acordo com a RE 899 de 2003, avaliando parâmetros de especificidade, linearidade, precisão, exatidão, robustez, limite de detecção e quantificação. Foram analisados também as amostras gliconato de clorexidina solução tópica a 1% retiradas de farmácias do município de Gurupi (TO). Resultados: Na validação analítica o método foi considerado específico, preciso, exato, linear e robusto cumprindo todas exigências da legislação brasileira vigente. E no doseamento das marcas comercializadas de gliconato de clorexidina 1% obteve-se um teor não satisfatório na maior parte das amostras estando estes abaixo das especificações. Conclusão: O método titulométrico colorimétrico simples foi adequado sendo um método alternativo para análise, proporcionando para indústria um custo baixo.

Biografia do Autor

Jeane Cândida Lopes, Centro Universitário UNIRG
Docente do curso de farmácia do Centro Universitário UNIRG com graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás UFG, pós-graduação em Controle de Qualidade na Indústria Farmacêutica pelo Instituto de Ciências e Tecnologia da Qualidade ICTQ e mestranda em biotecnologia na Universidade Federal do Tocantins UFT.
Gizele Correia Brito Mota, Centro Universitário UNIRG
Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário UnirG
Publicado
2016-05-05