Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de gliconato de clorexidina 1% solução tópica e doseamento de marcas comercializadas em Gurupi-TO
Resumen
Introdução: A clorexidina é um dos medicamentos mais usados na assepsia de feridas de pequenas extensões, por não provocar ardor, e por ser um antisséptico eficiente. Métodos analíticos para determinação de clorexidina são descritos em vários compêndios oficiais internacionais, porém, sua maioria, dispõe métodos instrumentais com detecção em equipamentos versáteis de alto custo. Objetivo: O estudo tem o objetivo de desenvolver e validar uma metodologia analítica por volumetria colorimétrica para determinação de gliconato de clorexidina solução tópica 1% e dosear cinco diferentes marcas das soluções comercializadas em farmácias de Gurupi (TO). Material e Método: A validação analítica do método para determinação de gliconato de clorexidina soluções tópicas 1% foi realizado de acordo com a RE 899 de 2003, avaliando parâmetros de especificidade, linearidade, precisão, exatidão, robustez, limite de detecção e quantificação. Foram analisados também as amostras gliconato de clorexidina solução tópica a 1% retiradas de farmácias do município de Gurupi (TO). Resultados: Na validação analítica o método foi considerado específico, preciso, exato, linear e robusto cumprindo todas exigências da legislação brasileira vigente. E no doseamento das marcas comercializadas de gliconato de clorexidina 1% obteve-se um teor não satisfatório na maior parte das amostras estando estes abaixo das especificações. Conclusão: O método titulométrico colorimétrico simples foi adequado sendo um método alternativo para análise, proporcionando para indústria um custo baixo.
Publicado
2016-05-05
Sección
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.