A INFLUÊNCIA DA ORIENTAÇÃO DA ENFERMAGEM ANTES DA ALTA HOSPITALAR NO PROGNÓSTICO DO PACIENTE
Abstract
Resumo
Introdução: Pacientes no âmbito hospitalar recebem da enfermagem orientações e cuidados direcionados ao seu tratamento. Porém, após a alta hospitalar, o paciente não tem mais a presença do profissional para acompanha-los, de modo que, os procedimentos são realizados pelo próprio paciente ou familiar. Objetivos: Demonstrar como a orientação de enfermagem, antes da alta hospitalar, influencia diretamente no prognóstico do paciente, e indicar, baseando na literatura, maneiras corretas de realizar uma boa orientação. Materiais e Métodos: realizou-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, de caráter exploratória e dedutivo. Foram utilizados materiais publicados entre os anos de 2005 à 2016, disponibilizados gratuitamente e com texto completo, e que apresentou concordância direta com o tema proposto. A análise e interpretação de dados obtidos ocorreram com base em materiais selecionados para o estudo, que posteriormente foram fixadas e organizadas de acordo com o corpo do trabalho. Discussão: a enfermagem venha aumentar suas compreensões e habilidades sobre a complexidade da situação-problema do indivíduo e de suas autênticas limitações, dificuldades, capacidades e necessidades, de maneira a assisti-los a conhecer esta experiência como componentes ativos do progresso e não como meros expectadores das atividades dos profissionais de saúde e de seus cuidadores. Conclusão: foi verificado um quantitativo baixo de estudos associados com alta hospitalar, onde observamos que os estudos associados a esta temática expõem maior enfoque nas patologias dos pacientes, do que nos procedimentos de alta hospitalar ou situação-problema destes e de seus familiares propriamente ditos.
Palavras-chave: Alta. Orientação. Enfermagem. Reinternação.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.