CARACTERÍSTICAS DE UM GRUPO DE HIPERTENSOS EM UMA USF DA CIDADE CARIRI DO TOCANTINS
Abstract
Introdução: A Hipertensão Arterial é um grande problema de saúde pública no mundo e no Brasil, caracterizada por níveis elevados de pressão arterial, agravando-se na presença de alguns fatores de risco como obesidade, dislipidemias e sedentarismo. Objetivo: Caracterizar um grupo de hipertensos em uma Unidade de Saúde da Família do município de Cariri do Tocantins quanto a dados biossociais, tratamento, hábitos e estilo de vida e alguns riscos para desenvolvimento de doença cardiovascular. Material e métodos: Estudo exploratório, descritivo transversal, de natureza quantitativa, realizado com 162 pacientes no período de agosto a outubro de 2018. Foram incluídos pacientes hipertensos, maiores de 18 anos caracterizados por meio de entrevista semiestruturada, o questionário foi aplicado nas consultas e nos domicílios. A tabulação dos dados foi feita em planilha do Excel 2017, e apresentadas em forma de tabelas com frequências absolutas e relativas. Resultados: o maior contingente de pesquisados foram mulheres (65%) e idosos, entre 59 e acima de 65 anos (73%), com baixo índice de escolaridade (70%). A diabetes (27%) e o sedentarismo (58%) foram os fatores de risco mais predominantes. A população feminina apresentou maior índice de obesidade abdominal (48%). Conclusão: o perfil dos hipertensos desta unidade pesquisada integra maior parte pacientes do sexo feminino, idade avançada e apresentam fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares que merecem maior assistência. As informações adquiridas podem contribuir para a equipe de saúde conhecer melhor sua população e desenvolver estratégias de intervenções acerca do tratamento e acompanhamento para controlar a doença e melhorar a qualidade de vida dos mesmos.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.