PREVALÊNCIA DE OBESIDADE, HIPERTENSÃO E SEDENTARISMO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE GURUPI
Abstract
Introdução: A obesidade presente na adolescência tem sido um motivo de alerta devido sua possível progressão para vida adulta e a atividade física nessa fase, torna-se fator determinante na qualidade de vida do adulto e na incidência de hipertensão e sedentarismo. Objetivo: O objetivo desse estudo foi identificar a prevalência de obesidade, hipertensão e sedentarismo em alunos do ensino médio da rede pública da cidade de Gurupi e comparar os resultados com dados de referências de outros estudos. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo com característica transversal e descritiva, de natureza quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 45 alunos do sexo masculino de 15 a 19 anos. Para levantamento dos dados analisou-se o índice de massa corporal (IMC); pressão arterial (PA); e o nível de atividade física por meio do questionário internacional de atividade física (IPAQ). Os resultados foram analisados quanto à normalidade por meio do teste Shapiro Wilk; para a comparação dos dados descritivos por meio do teste Mann-Whitney; e análises comparativas através do teste de Poisson. Resultados: Os resultados apresentaram uma prevalência 2,2% de obesidade, 2,2% de hipertensão e 0% sedentarismo. Esses percentuais foram significativamente (p<0,05) menores quando comprados aos valores encontrados em algumas pesquisas. Conclusão: Conclui-se que os valores encontrados em Gurupi são significativamente abaixo dos encontrados em referência a outras literaturas.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.