Principais características da atuação dos profissionais de enfermagem da Atenção Primária em Saúde na assistência ao paciente soropositivo

Luana Maria Lima Feitosa, Sandra Rodrigues da Silva Rosa, Leidiany Souza Silva, Rogério Carvalho de Figueredo, Rafael Souza Silva

  • ROGÉRIO CARVALHO DE FIGUEREDO INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Luana Maria Lima Feitosa INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Sandra Rodrigues da Silva Rosa INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Leidiany Souza Silva INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Rafael Souza Silva INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Resumo

RESUMO

 

O termo “AIDS” pode ser conceituado como uma patologia relacionada à contaminação pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que por sua vez, pode ocasionar a debilitação do organismo, pois, se instala no sistema imunológico do indivíduo. O presente estudo tem por objetivo, identificar as principais dificuldades e fragilidades expressadas pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Primária em Saúde (APS), diante da prestação de cuidados ao paciente soropositivo. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, segundo os pressupostos do método quali-quantitativo, realizada em uma Unidade Básica de Saúde do município do interior do Estado do Tocantins, com profissionais de enfermagem. Dentre os principais resultados, foi surpreendente que a maioria dos participantes não conhece sobre às formas de controle da infecção pelo HIV/AIDS, e não receberam treinamento para a realização de testes rápidos. Quanto à realização de campanhas para prevenção do HIV, a maioria dos pesquisados afirmaram desenvolver ações educativas, porém disseram ter dificuldades. Conclui-se, que os profissionais de enfermagem da APS apresentam um papel importante na prevenção da infecção pelo HIV e na prestação da assistência aos pacientes soropositivos. Entretanto, ainda existe um déficit de conhecimentos quanto HIV/AIDS, por parte equipe de enfermagem; evidenciando a necessidade de atualizações relacionadas a temática.

 

Palavras-chave: Assistência de enfermagem. Paciente Soropositivo. Atenção Primária em Saúde

Biografia do Autor

ROGÉRIO CARVALHO DE FIGUEREDO, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2015), Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal de Fluminense (2017), Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade ITOP (2013), graduado em Enfermagem pela Fundação UNIRG (2012). Tem experiência na área de Enfermagem Assistencial em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família. Atuou na Diretoria de Atenção Primária em Saúde do Estado do Tocantins como Gerente de Ciclos de Vida em 2016/1 a 2017/1, respondendo pelas áreas técnicas de saúde da criança, adolescente, mulher, homem, idoso e nutrição. Foi enfermeiro da área técnica de Atenção Integral à Saúde da Mulher 2015/2. Foi membro da Câmara Técnica do Comitê Estadual de Prevenção de Óbito Materno, Fetal e Infantil em 2015/2. Foi membro da equipe técnica de acompanhamento dos casos de microcefalia do Estado em 2016. É facilitador do projeto Linha do Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Violência. Coordena, organiza e desenvolve ações de formação continuada e permanente em saúde através de apoio, cooperações, treinamentos, consultorias, oficinas e web conferências. Na docência atua seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender. Na docência atuo seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender. Atualmente componho o colegiado dos cursos de graduação Enfermagem e Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí. Sou responsável por disciplinas teóricas em ambos os cursos e também supervisor de estágio do curso de enfermagem no âmbito da Atenção Primária em Saúde (Unidades Básicas de Saúde) e Assistência Hospitalar (Hospital Regional Público de Guaraí). Oriento grupos e projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos, e tenho alguns trabalhos já publicados, todos na área de Saúde Pública e Saúde Coletiva.
Luana Maria Lima Feitosa, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Acadêmica do curso de Bacharel em Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí, Guaraí, TO, Brasil.

Sandra Rodrigues da Silva Rosa, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Acadêmica do curso de Bacharel em Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí, Guaraí, TO, Brasil.

Leidiany Souza Silva, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família. Professora do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí, Guaraí, TO, Brasil.

Rafael Souza Silva, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Enfermeiro. Especialista em Urgência e Emergência, Professor do curso de enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí, Guaraí, TO, Brasil.

Publicado
2020-06-05