O avanço do COVID-19 na Amazônia Legal : Uma análise do crescimento de casos na cidade de Gurupi- Tocantins

Jessyka Viana Valadares Franco, Thiago Franco.

  • Jessyka Viana Valadares Franco Universidade de Gurupi - UnirG
  • THIAGO FRANCO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Resumo

A doença  causada  pelo  novo  coronavírus  (SARS-CoV-2)  surgiu  em dezembro de  2019  na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, e apresentou um crescimento exponencial naquele país, alastrando-se posteriormente para todos os continentes, sendo classificada como uma pandemia. Por esta razão, este trabalho objetiva através do estudo epidemiológico da doença, analisar motivos do avanço de casos na cidade de Gurupi, To. Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo, transversal no período dos meses de fevereiro à maio do ano 2020, através  de   consulta  aos boletins oficiais emitidos pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Tocantins e Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi. Foram registrados 32 casos de pessoas infectadas no período analisado, apontando um aumento de mais de 550% em relação ao primeiro dia. Observou-se que caminhoneiros são pessoas altamente expostas ao vírus e com elevada capacidade de transmissão. Apresentou-se diversas hipóteses motivadoras do avanço substancial de casos de pessoas contaminadas na cidade, dentre as quais a mais relevante foi sua localização.

Biografia do Autor

Jessyka Viana Valadares Franco, Universidade de Gurupi - UnirG

Bacharel em farmácia generalista pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antonio Carlos - UNITPAC. Pós Graduanda lato sensu em Farmácia Clínica e Hospitalar, Citologia Oncótica e Atenção Primária à Saúde com Ênfase em Saúde da Família pela Faculdade UniBF, acadêmica de medicina pela Universidade de Gurupi - UNIRG.   

THIAGO FRANCO , UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Bacharel em Direito pela Faculdade Católica Dom Orine - 2011, pós graduado em Direito Público pela Faculdade ITOP, e em Direito Administrativo e Eleitoral pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mestrando em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor nas cadeira de Direito do Trabalho II e Direito Processual do Trbalho I da Universidade de Gurupi - UNIRG.

Publicado
2020-06-05