Sexo sem preservativos sob a ótica das Representações Sociais de acadêmicos de uma universidade pública

Diego Gabriel Santos de Oliveira, José Andrade Almeida Júnior, Cleuma Sueli Santos Suto, Fabiane da Silva Santos, Laura Emmanuela Lima Costa, Carle Porcino, Dejeane de Oliveira Silva

Resumo

Apreender as representações sociais de acadêmicos de uma universidade pública sobre o não uso do preservativo nas relações sexuais. Estudo descritivo e qualitativo. Realizado com participação de 215 estudantes de uma universidade pública, no período de março a dezembro de 2017, para coleta de dados.  Participantes em sua maioria mulheres, cristãs, heterossexuais com vida sexual ativa. Chamando atenção que parcela considerável afirmou não gostar de usar o preservativo e/ou não possuir acesso direto. Das evocações, um quadro de quatro casas, trazendo um núcleo central com os termos “Infecções Sexualmente Transmissíveis, Gravidez, Gravidez indesejada e Risco”, duas periferias próximas e uma periferia distante. No núcleo central, os participantes evidenciam os aspectos negativos do sexo sem proteção, apontando o medo de infecções sexualmente transmissíveis e uma gravidez indesejada, no entanto contrapõe essa perspectiva ao assumirem uma postura sexual vista como arriscada.

Biografia do Autor

Diego Gabriel Santos de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Acadêmico de Enfermagem pelo Departamento de Educação, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Senhor do Bonfim, BA, Brasil.

José Andrade Almeida Junior, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Enfermeiro. Graduado em Enfermagem no Departamento de Educação, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Senhor do Bonfim, BA, Brasil.

Cleuma Sueli Santos Suto, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Docente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Senhor do Bonfim, BA, Brasil.

Fabiane Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Enfermeira. Graduada em Enfermagem no Departamento de Educação, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Senhor do Bonfim, BA, Brasil.

Laura Emmanuela Lima Costa, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Jacobina, BA, Brasil.

Carle Porcino, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Psicóloga. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia; Associação de Travestis de Salvador/Grupo Gay da Bahia, Salvador, Bahia – Brasil.

Dejeane de Oliveira Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESB

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Saúde. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESB. Ilhéus, BA, Brasil. 8

 

Publicado
2020-09-12