OCORRÊNCIA DE FUNGOS FILAMENTOSOS NAS DEPENDÊNCIAS DO FORUM DE GURUPI-TO
Abstract
Os fungos são microrganismos que podem se desenvolver em todo tipo de matéria orgânica, independentemente de sua constituição. Seus propágulos estão dispersos no meio ambiente e sobre a superfície de objetos na maioria dos ambientes como papéis e arquivos. O principal objetivo deste estudo foi, portanto, pesquisar a presença de fungos com potencial de causar danos aos trabalhares do arquivo-geral do Fórum de Gurupi. Foram coletadas 11 amostras das caixas de arquivos e 19 do ar. As amostras foram semeadas em meio Agar Sabouraud Dextrose. Os fungos foram identificados no microscópio com objetiva de 40 vezes. Foi possível identificar alguns fungos pertencentes aos gêneros Aspergillus, Mycelia e Trichoderma em vários dos locais pesquisados. Com relação ao ar, observou-se uma maior frequência de fungos dos gêneros Penicillium, Mucor, Rhizopus e Syncephalastrum. Fungos do Gênero Aspergillus infectam o homem causando aspergilose, Mucor, Rhizopus são causadores da zigomicose, Lasiodiplodia theobromae tem sido associada à ceratoconjuntivite e a Mycelia sterilia está na lista do Ministério da Saúde na classe 2 de risco ao homem.
Palavras chaves: Fungos, Saúde do trabalhador, arquivos.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.