Anestésico oftálmico em frenotomia lingual: Uma avaliação randomizada

Rise Consolação Iuata Costa Rank, Ademir Esperidião Santos Segundo, Renato Duarte Silva , Ivan Iuata Rank, Wataro Nelson Ogawa, Joana Estela Rezende Vilela, Sara Falcão ,Omar Franklin Molina.

  • Rise Iuata Rank Universidade UNIRG https://orcid.org/0000-0001-5973-2087
  • Ademir Esperidião Segundo
  • Renato Duarte Silva
  • Ivan Iuata Rank
  • Wataro Nelson Ogawa
  • Joana Estela Rezende Vilela
  • Sara Falcão
  • Omar Molina

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da anestesia com o colírio oftálmico cloridrato de tetracaína 1% e cloridrato de fenilefrina 0,1% em frenotomia nas anquiloglossias em bebês. A amostra consistiu de 24 crianças de 2 a 6 meses, indicadas para frenotomia no período de fevereiro a agosto de 2019, realizada pela equipe de odontopediatria do Serviço de Unidade de Saúde (SUS), na cidade de Gurupi, Estado do Tocantins, Brasil. Optou-se por comparar o anestésico oftálmico com dois anestésicos comumente utilizado em frenotomias. As crianças foram avaliadas por gravação sonora em dois momentos do ato cirúrgico por dispositivo móvel com aplicativo “medidor de decibéis” calibrado. A média das intensidades do choro infantil na cirurgia com fenilefrina/tetracaína tópico foi significativamente menor do que a média das intensidades quando usado a injeção de lidocaína (P=0.0096), porém o mesmo procedimento estatístico aplicado, comparando Benzocaína tópico versus injeção de lidocaína, não mostrou nenhuma diferença significativa (P=0.35). Os métodos de aplicações tópicas não invasivas foram melhores que os invasivos, a análise do choro demonstrou que a aplicação tópica de colírio oftálmico de tetracaína com fenilefrina mostrou ser melhor na analgesia em frenotomias.  

Biografia do Autor

Rise Iuata Rank, Universidade UNIRG

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Uberaba (1988), especialização e mestrado em Odontopediatria pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (2004), especialização em ORTODONTIA pela UNINGÁ (TO) e doutorado em odontopediatria pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Atualmente é coordenadora do curso de odontologia do Centro Universitário UNIRG de Gurupi. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas da odontopediatria: comportamento e ansiedade, odontologia para bebê, educação e promoção de saúde.

Publicado
2021-09-13