Tratamento conservador de sialoadenite esclerosante crônica
Anna Carolina Ceolin Milani, Felipe Gomes Dallepiane, Micheline Sandini Trentin, Ferdinando de Conto, Mateus Ericson Flores, João Paulo De Carli
Abstract
O objetivo deste estudo foi relar um caso clínico sobre a sialoadenite esclerosante crônica em sua integralidade, buscando expor ao cirurgião-dentista os melhores métodos de diagnóstico e tratamento para tal lesão. O estudo foi realizado por coleta direta de dados por meio do acesso aos prontuários, entrevista com o paciente e resultados de exames complementares. Paciente ASA II, leucoderma, 53 anos de idade, do gênero masculino, procurou atendimento odontológico em setembro de 2020 queixando-se de dor e inflamação na região submandibular. Ao exame clínico, constatou-se presença de nódulo endurecido móvel na região submandibular esquerda, bem posterior no soalho lingual. Apresentando supuração na realização da ordenha da glândula submandibular. No exame radiográfico panorâmico identificou-se uma massa radiopaca na região submandibular esquerda, sugestiva de uma calcificação da glândula submandibular. O tratamento cirúrgico conservador proposto foi efetivo, tendo em vista que a função glandular foi restabelecida, e apesar de ter havido recidiva dos sialolitos no parênquima da glândula acometida, não foi observada alteração na sua funcionalidade.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.